João Pessoa, 14 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ATAQUE

Suécia amanhece com mais de cem carros incendiados

Comentários: 0
publicado em 14/08/2018 às 19h49

Grupos de jovens encapuzados e mascarados incendiaram e danificaram mais de cem veículos durante a madrugada desta terça-feira (14) em várias cidades da Suécia. A maior parte das ações ocorreu em Gotemburgo, a segunda maior cidade do país, onde 80 veículos foram queimados.

Também foram registrados atos de destruição na capital, Estocolmo, e em Uppsala. Em Trollhättan, na região metropolitana de Gotemburgo, vários jovens lançaram pedras contra a polícia. As imagens foram divulgadas por televisões do país. Não houve registro de feridos.

Dois jovens, um de 16 anos e outro de 21, foram presos nesta terça-feira por suspeita de envolvimentos nos incêndios.

A motivação dos ataques ainda não foi esclarecida. As autoridades suecas acreditam que as ações em diversos pontos do país estão relacionadas e que foram organizadas por meio de redes sociais. O governo ainda apontou a participação de gangues nos ataques.

“Isso me deixa realmente furioso. A sociedade vai reagir com dureza. Parece algo bem coordenado, quase uma operação militar”, disse o primeiro-ministro sueco, o social-democrata Stefan Lofven.

Os episódios ocorrem em um momento especialmente sensível na Suécia. O país vai passar por eleições legislativas em menos de um mês. O resultado parece por enquanto indefinido. Episódios de violência no país têm sido especialmente explorados por partidos de direita, como os Democratas Suecos, que, segundo pesquisas, devem se tornar a segunda maior força do Parlamento.

Em 2013, uma onda de incêndios a carros por grupos de jovens encapuzados também atingiu a Suécia. As ações criminosas se concentraram especialmente em subúrbios habitados por imigrantes de baixa renda.

Além da violência, os eleitores suecos têm demonstrado preocupação com a manutenção dos sistemas de educação e de bem-estar social do país, além dos efeitos na sociedade da onda de imigração em massa de 2015, quando mais de 150 mil pessoas pediram refúgio na Suécia.

Leia Também