João Pessoa, 14 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
APROVADO NA CÂMARA

Agressor de mulher será afastado sem julgamento

Comentários: 0
publicado em 14/08/2018 às 13h21

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) projeto de lei que permite a aplicação imediata de medidas de proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar. O texto foi aprovado por consenso e agora vai para análise no Senado.

Hoje, a vítima pede a proteção, encaminhada ao Poder Judiciário. Só depois da análise do juiz é que as medidas são aplicadas.

Esse intervalo tem levado em média 48 horas, segundo justificativa apresentada no projeto de lei.

O novo texto estabelece que, ao tomar conhecimento dos atos de violência, a autoridade policial pode determinar, imediatamente, o afastamento do agressor do local de convivência com a mulher, apenas comunicando o juiz competente e o Ministério Público da decisão.

Essa é uma das medidas de proteção possíveis às mulheres vítimas de agressão. De acordo com o projeto, a autoridade policial também poderá mandar restituir os bens indevidamente subtraídos pelo agressor, suspender seu porte de arma entre outras medidas.

O projeto também permite à autoridade policial requisitar serviços públicos de saúde, educação e assistência social, bem como auxílio de qualquer entidade pública ou privada de proteção à mulher e seus dependentes em situação de violência doméstica e familiar.

G1

Leia Também