João Pessoa, 14 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM GUARULHOS

Pacientes são diagnosticados com superbactéria

Comentários: 0
publicado em 14/08/2018 às 13h14

Quatro pacientes que estão internados no Hospital Municipal de Urgência (HMU) de Guarulhos, na Grande São Paulo, foram diagnosticados com uma superbactéria chamada KPC, segundo a secretaria de saúde do município. A pasta descarta que, apesar da falta de limpeza e de médicos na unidade, causada por um problema na administração, haja um surto de infecção no hospital.

Para o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, a contaminação é comum em hospitais de grande porte, mas é preciso tomar cuidado com a higiene para evitar a contaminação.

Contudo, a higiene do hospital é precária. Isso porque o Instituto Gerir, que administra o hospital, não teria feito pagamento à empresa terceirizada responsável pela limpeza.

Além do HMU, o Hospital da Criança e do Adolescente também está com problemas de higiene. Ambos os hospitais, que são referência no atendimento, estão também sem médicos. Na segunda-feira (13), funcionários dos dois hospitais entraram em greve por conta do atraso no pagamento dos salários.

Alguns até receberam o salário com atraso de 5 dias, e com redução no valor que deveria ser depositado. Também há ambulâncias do Samu paradas, porque o contrato de manutenção dos veículos expirou.

Nesta terça-feira (14), a Prefeitura e o Instituto se reuniram para discutir a situação das unidades e ficou decidido que todos os funcionários voltarão ao trabalho. Segundo a Prefeitura, o repasse de recursos para o mês de agosto já foi adiantado, para que a situação seja normalizada. A Prefeitura também fará uma auditoria para verificar os gastos dos hospitais.

Já o Instituto Gerir diz que a Prefeitura repasse R$ 4,7 milhões por mês, mas que não é suficiene para dar conta dos gastos das duas unidades. Segundo o Instituto, há uma dívida de R$ 30 milhões.

A dona de casa Roberta do Nascimento, que procurou atendimento no HMU nesta terça, saiu sem ser socorrida, porque dos sete médicos do turno da manhã, dois não apareceram para trabalhar.

Leia Também