João Pessoa, 13 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
atividade física

Correr ajuda controlar colesterol e aumenta expectativa de vida

Comentários: 0
publicado em 13/08/2018 às 09h38

A corrida ganhou mais um ponto para a saúde. Além dos já conhecidos benefícios,parece que a atividade também regula a pressão arterial e o colesterol “ruim”.

O colesterol é um tipo de gordura encontrada naturalmente no organismo e possui importante papel no funcionamento do corpo. Além de responsável por produzir hormônios, ele auxilia na circulação do sangue e é necessário para construir células saudáveis.

Ainda assim, quando seus níveis no sangue aumentam e se acumulam nas artérias e coronárias, podem resultar em plaquetas que dificultam a passagem do sangue para órgãos essenciais como o cérebro e o coração. Entre as principais causas de morte no mundo, as doenças cardiovasculares são ocasionadas por esse excesso do colesterol ruim.

“Boa parte dessas doenças se relacionam ao sedentarismo, tabagismo, obesidade e a falta de controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Por isso a importância de uma alimentação saudável e praticar atividades físicas leves a moderadas”, alerta o infectologista e diretor médico do Hilab, Bernardo Almeida.

De acordo com o artigo científico “Running as a Key Lifestyle Medicine for Longevity*”, os corredores vivem cerca de três anos mais dos que aqueles que não praticam o esporte. Além disso, há uma diminuição em torno de 25% e 40% de mortalidade prematura.

“A corrida é uma das estratégias mais eficazes em saúde coletiva para aumentar a longevidade da população, assim como o controle de doenças crônicas e cessação do tabagismo”, explica Almeida.

Segundo o infectologista, a prevenção ainda é o melhor caminho e as pessoas precisam parar de ir ao médico somente quando sentem dores ou sintomas que não consideram normais. “Muitos estudos comprovam os benefícios das atividades físicas, mas é importante estar em dia com outras doenças preveníveis e que necessitam de rastreamento periódico”, recomenda.

Portal Ativo

Leia Também