João Pessoa, 02 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Eu, Adelton e a ArapuanFM

Comentários: 0
publicado em 02/08/2018 às 12h47

Como já dizia Ataulfo Alves em sua famosa canção “Pois é”, “A maldade dessa gente é uma arte”.

Pois, bem! Atendi um telefonema de um cidadão que disse chamar-se Francisco. Cumprimentei-o e me coloquei à disposição, mesmo sem me lembrar quem e de onde é. Ele foi me questionando: “O senhor ´viu´ o comentário de Adelton Alves na Rádio Arapuan, sobre o senhor?”.

Respondi que não e perguntei como e quando foi. Afiadamente ele (Francisco) complementou: “Foi hoje de manhã no Paraíba Verdade (referia-se à 2ª feira, 30 de julho) e ele disse que o senhor vive dizendo que o transporte coletivo daqui é o melhor do mundo porque o senhor nunca visitou outra cidade, a não ser Campina Grande”.

Adelton Alves é um dos mais competentes profissionais da tv e rádio da Paraíba. E nesse programa Rádio Verdade, na companhia de outro competente profissional que é Edmilson Pereira, ele sempre faz comentários muito sérios e pertinentes. Sendo um profissional desse modelo, eu não iria “engolir a informação” sem a checar. E obtive o áudio do programa em que Adelton Alves, de forma até brincalhona, diz que “pela ideia de Mário Tourinho, o sistema de transporte público de João Pessoa é o melhor do mundo, né?!”. Fechando esse assunto de forma bem humorada e ainda se reportando a mim,disse Adelton: “Ele nunca saiu daqui de João Pessoa, aí acha que o transporte público daqui é o melhor do mundo, né?!”.Note-se que Adeltonnem falou em Campina Grande e obviamente se reportava ao fato de que eu nunca teria residido em outra cidade (embora tenha residido em São Paulo por dois anos). E imagino que essa ideia de que eu vivesse a dizer que nosso transporte coletivo é o melhor do mundo decorra doque recentemente escrevi, referindo-me à pesquisa realizada por um instituto americano que avaliou 74 cidades de 16 países levando em conta indicadores como tempo de viagem e de espera para pegar o ônibus, percurso e o custo da tarifa face ao salário médio da população, ficando Campina Grande em 1º lugar entre as cidades brasileiras.

Quanto a ter dito – repito, de forma bem humorada – que “Mário Tourinho nunca saiu de João Pessoa”, claro que o próprio Adelton, assim como Edmilson Pereira, sabem que na missão que exerci como representante das empresas de transporte coletivo pessoenses tive oportunidade de conhecer os sistemas de todas as capitais brasileiras e algumas da América do Sul (Lima, Santiago e o famoso BRT de Bogotá), assim como da Europa (Madrid, Paris e Bruxelas). E na avaliação feita, relativamente a todos esses sistemas de transporte público, a grande diferença está na priorização, pelos governos, da infraestrutura correspondente a esse setor, porque, da parte das empresas concessionárias, a operação do serviço é sempre feita com total empenho, objetivando bem satisfazer aos passageiros!

Leia Também