João Pessoa, 21 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
eleições 2018

PSOL confirma Boulos para disputa presidencial

Comentários: 0
publicado em 21/07/2018 às 17h40
atualizado em 22/07/2018 às 05h54

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou em convenção nacional neste sábado (21), em São Paulo, a escolha de Guilherme Boulos, de 36 anos, como candidato à Presidência da República. O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) foi escolhido por aclamação pelos filiados que participaram do evento. Ele disputará a Presidência pela primeira vez.

A chapa terá como candidata a vice-presidente a ativista indígena Sônia Guajajara, também do PSOL.

No primeiro discurso como candidato, Boulos disse que pretende, se eleito, implementar uma política habitacional nacional, “para desapropriar prédio vazio como muitos no centro dessa cidade”.

“Gostem eles ou não, queiram eles ou não, vamos nos apropriar dos muitos prédios vazios e fazer moradia popular. Porque trabalhador também pode morar em lugar bom. Trabalhador também tem direito”, afirmou.

Disse que pretende realizar a reforma agrária. “Queiram eles ou não, vamos fazer a reforma agrária e enfrentar o agronegócio. Esse é o nosso caminho. Essa aliança se construiu a partir da coragem e do compromisso com bandeiras como essa.”

Também afirmou que vai defender, durante a campanha, o direito ao aborto. “Vamos sem medo, e nossa campanha não vai ter medo de defender o direito ao aborto”, disse.

Na área da segurança pública, disse que pretende discutir o atual modelo, incluindo a proposta de desmilitarização das polícias. Defendeu rever a política atual sobre drogas.

Trajetória política

A eleição presidencial de 2018 será a primeira de Boulos. Ele filiou-se em março ao PSOL. No mesmo mês, foi lançado como pré-candidato após receber maioria dos votos em disputa com outros três nomes do partido.

Antes de se tornar líder do MTST, Boulos foi militante estudantil na União da Juventude Comunista e se formou em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

G1

Leia Também