João Pessoa, 19 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DONO DO FACEBOOK

Zuckerberg se explica sobre fala polêmica do Holocausto

Comentários: 0
publicado em 19/07/2018 às 12h41

Pouco após a publicação de uma entrevista do site “Recode” com o fundador e executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, em que uma declaração sua sobre o massacre de judeus na Segunda Guerra Mundial pegou mal nas redes sociais, ele tentou se explicar novamente sobre o assunto.

Na entrevista, Zuckerberg disse que não tiraria do ar postagens que negam que o Holocausto tenha ocorrido.”Eu sou judeu e há um grupo de pessoas que negam que o Holocausto aconteceu. Eu acho isso profundamente ofensivo. Mas no final das contas, não acredito que nossa plataforma deva derrubar isso porque acho que há coisas que diferentes pessoas entendem errado. Eu não acho que elas estão errando intencionalmente”, disse Zuckerberg.
A jornalista do “Recode” Kara Swisher recebeu depois um email do próprio Zuckerberg com uma nova explicação sua sobre o tema. Abaixo, segue a mensagem dele na íntegra.

“Eu gostei da nossa conversa ontem, mas há uma coisa que eu quero esclarecer. Eu pessoalmente acho a negação do Holocausto profundamente ofensiva, e eu absolutamente não pretendia defender a intenção das pessoas que negam isso.”

“Nosso objetivo com notícias falsas não é impedir que alguém diga algo falso, mas impedir que notícias falsas e informações errôneas se espalhem pelos nossos serviços. Se algo estiver se espalhando e for classificado como falso pelos verificadores de fatos, ele perderá a grande maioria de sua distribuição no Feed de notícias. E, claro, se um post cruzasse a linha em defesa de violência ou ódio contra um grupo em particular, ele seria removido. Essas questões são muito desafiadoras, mas acredito que muitas vezes a melhor maneira de combater a má fala ofensiva é com boa fala.”

“Estou ansioso para conversarmos de novo em breve.”

O que ele disse antes?

O trecho da entrevista original em que isso foi abordado foi este:

Kara Swisher: “No caso dos negadores do Holocausto, eles podem estar [errando intencionalmente], mas vá em frente”.

Mark Zuckerberg: “É difícil entender a intenção. Eu apenas penso, por mais abominável que alguns desses exemplos sejam, eu acho que na realidade é também que eu entendo as coisas errado quando falo publicamente. Tenho certeza que você faz isso. Tenho certeza de que muitos líderes e figuras públicas que respeitamos também fazem, e eu não acho que seja a coisa certa a dizer: “Vamos tirar alguém da plataforma se eles entenderem errado, mesmo várias vezes. O que faremos é dizer: ‘Ok, você tem a sua página e, se não estiver causando danos ou atacando alguém, pode colocar esse conteúdo em sua página, mesmo que as pessoas discordem dele ou achem ofensivo’. Mas isso não significa que temos a responsabilidade de distribuí-lo amplamente no Feed de Notícias”.
O executivo fez, nesse contexto, um paralelo com outro caso para explicar como de fato retiraria um conteúdo falso: em caso de potencial e inimente dano físico a pessoas.

Mark Zuckerberg: Deixe-me dar um exemplo de onde poderíamos derrubá-lo. Em Mianmar ou Sri Lanka, onde há uma história de violência sectária, semelhante à tradição nos EUA onde você não pode ir ao cinema e gritar “Fogo!” Porque isso cria um dano iminente. Há definitivamente exemplos de pessoas compartilhando imagens que são tiradas de contexto que são falsas, que são especificamente usadas para induzir as pessoas à violência naquelas áreas onde há-

Kara Swisher: E a violência estoura.

Mark Zuckerberg: Sim. Estamos nos movendo em direção à política de desinformação que visa ou vai induzir a violência, vamos derrubar porque isso é basicamente … Os princípios que temos sobre o que removemos do serviço são, se isso vai resultar em dano real, dano físico real, ou se você está atacando indivíduos, então esse conteúdo não deveria estar na plataforma. Há muitas categorias em que podemos entrar, mas há um amplo debate.
Zuckerberg disse então que no caso de Mianmar, o conteúdo é retirado, mas no do Holocausto, ele permanece no feed, mas o algoritmo do Facebook o coloca em uma posição mais abaixo, reduzindo o seu alcance.

Uol

Leia Também