João Pessoa, 18 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
clamor à Rússia

Presa, suposta espiã deve apelar para sair dos EUA

Comentários: 0
publicado em 18/07/2018 às 15h49
atualizado em 18/07/2018 às 12h50
(Foto: AP Photo)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos pediu nesta quarta-feira (18) a uma corte federal que a cidadã russa detida em Washington e acusada de conspiração espere seu julgamento na prisão. Segundo o órgão, Maria Butina, de 29 anos, provavelmente vai apelar ao governo russo para que a ajude a sair dos EUA.

Segundo o Departamento de Justiça, Butina deixou em seu apartamento uma nota escrita à mão em que questionava como responder a uma oferta de trabalho da agência de Inteligência da Rússia e estava em contato com agentes do órgão.

Butina foi detida no último domingo (15) na capital norte-americana suspeita de atuar em organizações americanas como agente infiltrada para favorecer a Rússia. Ela foi indiciada por crime de conspiração.

Funcionária infiltrada

Entre 2015 e – pelo menos – fevereiro de 2017, a acusada trabalhou para um alto funcionário do Banco Central Russo, que foi sancionado pelo Departamento do Tesouro no último mês de abril.

Segundo informou o governo com base nos documentos judiciais, houve um esforço por parte de Butina e este funcionário para que a detida atuasse como agente russa dentro dos EUA, tecendo relações com americanos e infiltrando-se em empresas que tivessem influência com políticos do país.

O suposto objetivo desta estrutura era favorecer os interesses do Kremlin por meio de ações que, primeiro, executava da Rússia e, depois, em território americano, aonde chegou com um visto de estudante.

A acusação afirma que a agente russa não informou às autoridades dos seus verdadeiros objetivos, o que está requerido por lei e lhe poderia acarretar uma condenação de até cinco anos de prisão.

G1

Leia Também