João Pessoa, 12 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
reintegração de posse

Operação da Polícia Federal retira 250 famílias de Residencial em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 12/07/2018 às 06h55
atualizado em 12/07/2018 às 08h28

Uma operação conjunta entre as policias Federal e Militar desapropriou o residencial Vista Verde, no Bairro das Indústrias, na manhã desta quinta-feira (12) em João Pessoa.

O condomínio faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal e havia sindo invadido por famílias. Desde o ano passado, a Justiça Federal na Paraíba já havia determinado a saída dos moradores irregulares do local.

O juízo da 3ª Vara Federal reforçou a necessidade de ser assegurada a integridade física de todos os envolvidos na operação, incluindo servidores públicos, ocupantes, partes e quaisquer outros que venham a acompanhar a referida desocupação. No total, 250 famílias foram retiradas do local na operação de hoje.

A operação foi determinada após decisão liminar não ter sido cumprida (a liberação deveria ter ocorrido em 22 de maio) e de diversas tentativas de acordos e de ações de sensibilização, tais como como visitas e reuniões com os ocupantes do residencial.

De acordo com a Justiça, a invasão do Residencial Vista do Verde está impedindo a conclusão da obra, dificultando a execução de programas de habitação social no estado da Paraíba financiados pela Caixa Econômica Federal, além de estar prejudicando as famílias destinatárias dos imóveis, as quais estão comprovadamente em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no SEMHAB , e em fila de espera há mais de seis anos.

Para o acolhimento das 250 famílias retiradas do local, os representantes da Semhab e da Sedes cadastraram todas  elas nos programas sociais de habitação e informaram os requisitos necessários à solicitação de auxílio-aluguel às que precisarem.

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) esteve no local  e contestou a ação. “É vergonhoso no momento desse, com tanta chuva tirar as famílias daí, uma vergonha para o estado, é uma questão de humanidade, não se pode tratar as pessoas dessa maneira”, disse.

Uma das moradoras afirmou que teve a filha de 11 anos revistada pela polícia. “Ninguém é bicho não, somos trabalhadores”, desabafou.

O helicóptero Acauã da Polícia Militar está sendo utilizado na ação. Durante a reintegração, algumas pessoas ficaram feridas por balas de borrachas.

MaisPB com TV Arapuan

Leia Também