João Pessoa, 11 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Ouvidoria Setorial da Saúde recebeu, no primeiro quadrimestre deste ano, 1.844 demandas em sua sede na Secretaria Municipal de Saúde e nas 16 unidades descentralizadas. Foram concedidas 1.651 respostas, o que corresponde a um índice de 90% sobre o total recebido.
A rede municipal de Saúde conta com 16 equipes de ouvidorias, atuando de forma descentralizada, acolhendo, avaliando e encaminhando as manifestações dos usuários, visando a melhoria na assistência e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), em João Pessoa.
Na Ouvidoria da Saúde, a manifestação do cidadão pode se apresentar pela busca de informações e orientações em saúde e também por meio de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Os técnicos do serviço atendem de forma presencial, por meio de telefone (160) ou ainda por e-mail [email protected].
“A ouvidoria é uma ferramenta de controle social que visa fortalecer os mecanismos de participação social e trabalha para qualificar e otimizar os serviços ofertados à população. É importante esclarecer que, no que diz respeito ao SUS, os canais são instrumentos de controle social de atendimento e de apoio aos usuários, os quais também representam os legítimos interesses dos cidadãos, de forma democrática e participativa”, destacou Alcilene Figueiredo, ouvidora setorial de Saúde.
Dados – Com relação ao gênero dos usuários da Ouvidoria, as mulheres representam 1.181 dos usuários (64%) e os homens, 550 (30%). Não foi identificado o gênero (usuários anônimos) de 6% das demandas.
“A maioria das demandas é referente a pedidos de informações ou solicitação de algum tipo de serviço, mas há também os elogios que sempre são encaminhados aos serviços. Nesses primeiros quatro meses foram 311 elogios registrados”, informou a ouvidora.
A sede da Ouvidoria Setorial de Saúde está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 1243, Torre.
MaisPB
EVENTO - 18/04/2024