João Pessoa, 09 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

A vida não se resume em futebol

Comentários: 0
publicado em 09/07/2018 às 17h14

A absoluta maioria dos brasileiros torceu pelo hexa campeonato mundial de futebol. E não dizemos todos porque lastimavelmente existe uma “exceçãozinha” a imaginar que uma nova conquista de nossa “canarinha” favoreceria ao Governo Temer. E tambémhá aqueles (bem poucos, claro… “ainda bem!”) que deixam de torcer pela seleção pátria só por serem contra o “estrelismo” ou “exibicionismo” de um ou outro de seus jogadores. Mas, sem dúvida, a absolutíssima maioria torceu, sim!

No entanto, não deu! Perdemos da Bélgica. E na terça feira, dia 10, em vez do jogo que queríamos (Brasil x França, pelas semifinais), ficou sendo Bélgica x França!

Não há aquele dizer popular de que “em todo mal há um bem”? Pois, bem! Tiremos esse bem do mal que foi perdermos da Bélgica e este bem corresponde exatamente ao fato de que nesta data, terça feira, 10 de julho de 2018, as atividades ditas produtivas do país ficam normais. Estamos trabalhandoe buscando sustentabilidade (ou recuperação) socioeconômica. Se o Brasil ainda “estivesse em campo”, o país estaria praticamente parado. E se chegássemos à final do domingo 15 de julho e conquistássemos o hexa campeonato,certamente a segunda feira (dia 16), nas repartições públicas, seria “ponto facultativo” (que é o mesmo que feriado). Ou seja, mais um dia de pouca atividade econômica cujos malefícios só sentimosno “depois”. Já observaram que, face especialmente aquela paralisação de 10 dias dos caminhoneiros, a inflação de junho (1,26%) foi a maior dos últimos 23 anos?!… E que o setor industrial recuou em 10,9%?!…

Para vencermos essa tristeza de não termos alcançado em 2018 o “hexa”, vamos trabalhar e conclamar osetor público a evitar os injustificados pontos facultativos!

E mais: lembremo-nos de que ainda somos os maiores campeões mundiais de futebol!… Das 21 Copas do Mundo já realizadas, incluída, pois, esta de 2018, o Brasil já ganhou 5 vezes (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Depois do Brasil, só a Alemanha e a Itália que estão perto dessa conquista, vez que já foram campeãs por 4 vezes… e desta de 2018 também já estão fora! Das quatro seleções que ainda se encontram na disputa, a Inglaterra venceu a Copa por 2 vezes, a França 1 vez, a Bélgica e Croácia nenhuma. Quer dizer: o Brasil continua como o grande campeão mundial de futebol. Portanto, miremo-nos em Geraldo Vandré que, em 1968, com sua canção “Caminhando” ficando só em 2º lugar no Festival da Canção e com o Maracanãzinho todo protestando, ele disse: “A vida não se resume em festivais”.  É nosso momento de atentarmos para o fato de que também a vida não se resume em futebol!

Leia Também