João Pessoa, 04 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
QUEDA ACIDENTAL

Presidente do grupo chinês morre tirando foto

Comentários: 0
publicado em 04/07/2018 às 10h00

O presidente do conglomerado chinês HNA, Wang Jian, de 57 anos , morreu na região da Provence, no sul da França, após uma queda acidental, quando tentava tirar uma foto.

Wang Jian, presidente e fundador do grupo, visitava a cidade Bonnieux, quando subiu em um parapeito alto para tirar uma foto e caiu. Os bombeiros não conseguiram reanimá-lo.

“Choramos a perda de um dirigente excepcionalmente talentoso e de um modelo, cuja visão e valores continuarão servindo de guia para todos os que tiveram a sorte de conhecê-lo”, acrescentou a HNA em seu comunicado, divulgado nesta quarta-feira (4).

O grupo HNA atua nos setores de turismo, logística e transporte aéreo. Fundado em 2000 na ilha de Hainan (sul), o HNA faz parte dos conglomerados que estão na mira das autoridades, que estão preocupadas com a amplitude dos empréstimos contraídos para financiar suas aquisições, especialmente no exterior.

O grupo, casa matriz da companhia aérea chinesa Hainan Airlines, desenvolveu-se rapidamente à base de aquisições.

Nos últimos dois anos, gastou pelo menos 50 bilhões de dólares em investimentos e compras de participações, não isentas de polêmica sobre a opacidade de suas complexas estruturas acionárias.

Assim, entrou no capital de várias companhias aéreas estrangeiras: Azul (Brasil), Aigle Azur (França), Virgin Australia (Austrália) e TAP (Portugal).

No final de 2017, a HNA anunciou que sua dívida total chegava a 638 bilhões de iuanes (94,8 bilhões de dólares), um aumento de 36% em relação ao final de 2016.

G1

Leia Também