João Pessoa, 03 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
acidente de trabalho

Empresas são autuadas por falhas na prevenção

Comentários: 0
publicado em 03/07/2018 às 16h07
atualizado em 03/07/2018 às 14h12

O Ministério do Trabalho aplicou multas em 718 empresas da Paraíba por falhas em relação às ações de prevenção a acidentes. Foram realizadas mais de 126 autuações no estado em 2017.

As empresas multadas deixaram de cumprir as exigências do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que tem caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. Em todo País, no ano passado, o ministério aplicou mais de 78 mil atuações pelo mesmo motivo.

Para tentar reduzir o número de acidentes e adoecimentos, o Governo do Brasil lançou em abril a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. As atividades de mobilização e conscientização seguem até novembro. O objetivo é chamar atenção para a prevenção a acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Segundo o ministro do Trabalho, Helton Yomura, o governo está priorizando a saúde e segurança do trabalhador. “O foco é a prevenção, com melhorias das ações fiscalizatórias e investimento em qualificação técnica.” Em 2017, segundo o INSS, foram concedidos quase 197 mil benefícios a trabalhadores que precisaram ser afastados por mais de 15 dias devido a algum problema de saúde ocasionado pelo trabalho.

MaisPB

Leia Também