João Pessoa, 25 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Com atenção redobrada

Comentários: 0
publicado em 25/06/2018 às 12h19

Comigo se encontrava, em sala de trabalho, um amigo jornalista que avaliou, face minha fala ao telefone(e em que não havia qualquer razão pra “falar baixinho”),  que naquele telefonema a conversa era sobre umas palestras que se realizariam em empresas do sistema de transporte coletivo urbanode João Pessoa. Logo concluído esse telefonema, esse amigo jornalista questionou: “Agora vão fazer treinamento para os motoristas, Mário?!”.

Parecia, naquele questionamento, que as empresas de transporte coletivo urbano não realizem treinamentos para seus operadores. E aí esclareci: – “Mais um, dentre tantos treinamentos, em ações permanentes, que as empresas do transporte coletivo realizam!”. Mais eu disse: – “Pra você avaliar o quanto esta minha afirmativa é mesmo verdadeira, naquele dia do lastimável acidente com um ônibus, fato ocorrido no Parque Solon de Lucena, no mesmo horário – e em algumas das seis empresas – realizavam-se treinamentos! E assim se dá porque essa preocupação com o treinamento de seus operadores é permanente, de tal forma que há até um projeto, em um dos Consórcios, denominado ´O Operador em Ação´! Através deste projeto executa-se uma programação anual, intensamente, voltada para a reciclagem/capacitação dos operadores, tudo coordenado pelo setor de recursos humanos que tem à frente a psicóloga Isabela Lima”.

Realmente nas quarta e quinta feiras (dias 20 e 21 de junho corrente) foram realizadas palestras voltadas para os motoristas, nos dois turnos de cada dia, e, por feliz iniciativa do setor de recursos humanos, o tema foi “é hora de atenção redobrada”, isto para que àquelesprofissionais fosse transmitido  que eles já são bem capacitados, que já sabem conduzir os ônibus competentemente, inclusive para que os outros veículos neles não batam, mas que “é hora de atenção redobrada” porque, lastimavelmente, todo acidente que ocorra envolvendo o transporte coletivo, as repercussões nunca são relativamente ao veículo provocador desse acidente. A repercussão maior é quanto a  “mais um ônibus envolvido em acidente”. Às vezes nem ônibus do transporte coletivo é. E se desconhece que, conforme pesquisa nacional, é o ônibuso meio de transporte mais seguro do Brasil. Mesmo assim, tanto para mais ainda preservar a segurança nos ônibus e também realizar esse serviço com a máxima prestatividade, as empresas do transporte coletivo urbano de João Pessoa reúnem e se reúnem com seus operadores para, diante de um trânsito cada vez mais tumultuado e congestionado, a eles orientam: “é hora de atenção redobrada”!.

Leia Também