João Pessoa, 22 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
cadastro

Turismo: PB aumenta hospedagem em 80%

Comentários: 0
publicado em 22/06/2018 às 20h11
atualizado em 23/06/2018 às 05h50
Foto: Arquivo Secom-JP

O número de hospedagem cadastrados na Paraíba no Cadastur, do Ministério do Turismo, cresceu 80%, desde o início da “Operação Verão Legal”. Em todo o País o aumento foi de 54%. Articulado pelo Governo do Brasil a operação visitou, até maio, estabelecimentos de 24 capitais brasileiras. A iniciativa também impactou no número total de cadastros incluindo outros segmentos. Atualmente, o Cadastur conta com 70.760 registros, marca histórica da ferramenta e que representa um aumento de 22% em comparação ao início da operação.

“O crescimento expressivo de pessoas físicas e jurídicas credenciadas reforça que a ação inovadora do Ministério do Turismo encontrou respaldo em todo o setor que entendeu a importância de estar regularizado junto ao órgão máximo do turismo. Sempre tratamos a operação como uma ação acima de tudo de sensibilização sobre a importância da formalização para o desenvolvimento do setor”, explicou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

A ação contou com a participação de sete fiscais da pasta, que visitaram 1,3 mil estabelecimentos. Desses, 940 estavam irregulares e foram notificados. Pela Lei do Turismo, sete atividades turísticas são de cadastro obrigatório: guias de turismo, agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, empresas organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e parques temáticos.

Além do Paraná, os estados com maior índice de regularização foram Paraná (88%), Piauí (87%), Maranhão e Mato Grosso do Sul (83%). “Os altos índices de regularização confirmam que o trabalho em parceria entre governo federal e governos estaduais é altamente benéfico para o setor e gera resultados positivos para todos aqueles que trabalham com a atividade turística”, afirma a coordenadora-geral de cadastramento e fiscalização de prestadores de serviços turísticos, Tamara Galvão.

MaisPB

Leia Também