João Pessoa, 22 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
finanças

Auditoria independente vai analisar contas da UEPB

Comentários: 0
publicado em 22/06/2018 às 09h38

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instituiu, através da Portaria UEPB/GR/0669/2018, um Grupo de Trabalho (GT) de Auditoria Especial Independente, com a finalidade de analisar, de forma autônoma, todas as ações e atividades desenvolvidas pela Instituição, notadamente no âmbito das responsabilidades da gestão administrativa superior, nas áreas de finanças, pessoal, administrativo, infraestrutura e jurídico.

O GT será composto por representantes indicados pelos seguintes órgãos e instituições: Tribunal de Contas do Estado (TCE/PB), Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB), Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, Conselho Regional de Administração da Paraíba, Associação de Docentes da UEPB, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Superior Público da Paraíba (SINTESPB/UEPB), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Reitoria da UEPB.

A decisão de instalar o GT de Auditoria Especial leva em consideração os investimentos feitos pela gestão administrativa da UEPB em transparência pública ao longo dos últimos anos; a necessidade de aprofundamento do processo de apropriação do conhecimento sobre a Instituição, de maneira autônoma e independente, pela sociedade como um todo; e a credibilidade das instituições que compõem poderes, órgãos públicos e entidades da sociedade civil junto à opinião pública.

Os ofícios solicitando aos referidos órgãos e instituições a indicação de seus representantes para iniciação dos trabalhos no GT já foram enviados e, quando instalado, o Grupo de Trabalho terá um prazo de até 90 dias para apresentar relatório conclusivo sobre os resultados do trabalho realizado. Segundo o reitor Rangel Junior, diante de um conjunto de atitudes desonestas por parte de alguns setores do Governo do Estado da Paraíba, que visam levantar suspeitas sobre os atos da gestão administrativa da UEPB, a Reitoria decidiu criar o GT, com total independência, para realizar um processo de auditoria em todos os setores da Universidade.

“Essa auditoria poderá dar conta de responder a sociedade e ao povo paraibano, que paga esta Universidade para que ela funcione, que garante sua sustentação, no sentido de evitar que pessoas desavisadas possam ser levadas a ter uma má impressão da nossa Instituição. Estamos pedindo a vários órgãos e setores do Estado para que componham esse grupo de auditoria autônoma e independente, de modo a prestar contas do que ocorre na Universidade Estadual da Paraíba. Este grupo amplo, poderá dirimir quaisquer dúvidas que pairem sobre a Universidade em virtude da propaganda negativa constantemente feita pelo Governo do Estado. Espero que, passado esse processo, possamos de fato saber com quem e em que condições a verdade existe ou está sendo manipulada por pessoas no Estado da Paraíba”, ressaltou Rangel.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas