João Pessoa, 20 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ESPORTE

Futebol sem orientação médica traz riscos

Comentários: 0
publicado em 20/06/2018 às 15h43
atualizado em 20/06/2018 às 12h45
FOTO ILUSTRATIVA

Em tempos de Copa do Mundo de futebol tem quem se empolgue bastante e até pense em começar a praticar esse esporte, que é paixão nacional. e faz bem. jogar futebol traz muitos benefícios à saúde, mas pode ser um risco se praticado sem orientação médica.

O cardiologista Aristides Medeiros Leite, médico cooperado da Unimed João Pessoa, explicou que não só o futebol, mas atividades aeróbicas, como ciclismo, natação e dança, melhoram o desempenho muscular e todo o componente cardiorrespiratório, dando mais proteção a órgãos vitais como coração, rins e cérebro.

Além de ficar com pernas fortes e bonitas, praticar a modalidade ajuda na regulação dos níveis de colesterol e triglicerídeos, transforma gordura ruim em gordura boa, melhora o tônus muscular, atua como relaxante e traz alegria de forma geral.

Orientações

Se jogar futebol é vantajoso, praticar o esporte sem antes fazer um check-up acarreta muitos problemas. O recomendado é que a pessoa procure um médico antes de começar a praticar um exercício físico, especialmente se já passou dos 40 anos ou se tem algum problema de saúde, seja ele cardíaco, respiratório ou muscular, por exemplo.

Foi o que esclareceu o cardiologista João Alfredo Falcão da Cunha Lima, médico cooperado da Unimed João Pessoa. ele disse que uma avaliação médica antes de iniciar qualquer exercício físico pode evitar complicações futuras.

“Em uma modalidade de impulso como o futebol, a pessoa está em repouso relativo e passa para uma atividade extrema quando tem que correr pelo campo. se o indivíduo tem algum problema cardíaco, poderá passar mal ou mesmo ocorrer a morte súbita, como já vimos alguns casos”, afirmou.

Por conta disso, o especialista orienta que todas as pessoas procurem um médico antes de iniciar o esporte. aconselhou, ainda, que essa atividade seja iniciada aos poucos, aumentando gradativamente a intensidade.

“Também não pode ser apenas o atleta de final de semana. se só pode jogar o futebol aos sábado, durante a semana tem que fazer academia, corrida, caminhada”, concluiu.

Siga as dicas

Confira algumas orientações que devem ser levadas em consideração para quem quer começar a praticar ou “bate uma bolinha” por aí:

  • Futebol deve ser praticado pelo menos três vezes por semana
  • Se houver disponibilidade, o ideal é a prática de pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana
  • Não faça exercícios de estômago vazio
  • A alimentação tem que acontecer de 40 minutos a uma hora antes
  • Ingerir bebida alcoólica antes de fazer exercícios também não é indicado
  • Beber água antes, durante e após os exercícios físicos é fundamental
  • Fazer aquecimento antes da prática do futebol é importante para o corpo

MaisPB

Leia Também