João Pessoa, 18 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
condições precárias

CRM interdita Hospital e Maternidade de Cabedelo

Comentários: 0
publicado em 18/06/2018 às 12h28
atualizado em 18/06/2018 às 15h13

O Conselho Regional de Medicina interditou o Hospital e Maternidade de Cabedelo Padre Alfredo Barbosa. A interrupção no atendimento passa a acontecer a partir das 00h desta terça-feira (19). A entidade argumenta que o hospital tem número insuficiente de pediatras.

De acordo com o diretor de fiscalização da entidade, João Alberto, o problema já acontece há alguns anos mas as denúncias têm aumentado. Ao Portal MaisPB, ele explicou que os pediatras cumpriam seu quadro de horários e precisavam abandonar o turno, e por não haver outro profissional, a ala ficava sem assistência.

“A escala estava incompleta, eles não tinham condições de completar. Muitos ficavam tristes, mas tinham que sair e cumprir suas outras atividades”, conta ele.

No hospital também foi constatado irregularidades nos aparelhos. João Alberto conta que a máquina de Raio-X está quebrada, o aparelho de ultrassonografia funciona apenas uma vez na semana, hemogramas não estavam sendo feitos, além de haver medicamentos em falta e laboratórios em estado precário.

O Hospital e Maternidade Municipal Pe Alfredo Barbosa atende as especialidades de clínica médica, pediatria e ginecologia/obstetrícia. Os médicos ficam proibidos de prestar atendimento nas três especialidades. João avalia decisão da interrupção como necessária.

“Sem pediatras as mulheres correm risco, as crianças, e até os médicos de outras especialidades, que poderiam ser responsabilizados caso algo acontecesse”, afirmou.

Assim que a situação for regularizada e o número de profissionais assegure a escala completa, o Hospital deve ter suas atividades normalizadas.

Secretaria garante atender exigências

A Secretaria de Saúde de Cabedelo informou em nota que atendeu a maioria das exigências feitas pelo CRM em relação à infraestrutura e atendimento do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB).

Nesta tarde a equipe da Sescab irá ao CRM entregar a lista de escala de plantões dos médicos pediatras, exigência maior feita pelo órgão para manter o funcionamento da unidade hospitalar. A escala ficará regular após o prefeito atender a demanda da categoria e anunciar o reajuste dos plantões médicos.

Dentre as medidas tomadas pela Sescab em atendimento ao CRM estão a reforma e adequação das salas de repouso médico e urgência. A aquisição de um equipamento de Raio-X também está em andamento, bem como a de equipamentos de imagens (ultrassom, ressonância e tomografia), que deverá ter a licitação iniciada nesta quarta-feira (20).

“A Sescab tranquiliza a população, bem como as famílias dos pacientes internados no HMMPAB e garante que vai manter o pleno funcionamento da Unidade Hospitalar”, diz trecho da nota.

Caroline Queiroz – MaisPB

Leia Também