João Pessoa, 14 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA SEXTA-FEIRA

Lagoa receberá serviços para idosos

Comentários: 0
publicado em 14/06/2018 às 15h59
atualizado em 14/06/2018 às 14h08
D R T . R J .15855.

Junho não é apenas sinônimo de festa junina, também é o mês de conscientização sobre a violência contra as pessoas idosas. Como parte da campanha Junho Violeta, nesta sexta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará realizando, junto ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, uma ação de saúde voltada à população idosa.

A ação acontecerá a partir das 8h30, no Parque da Lagoa. Na ocasião, serão oferecidos diversos serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, auricoloterapia, atendimento médico e de enfermagem, orientações nutricionais, vacinação contra influenza (gripe) e outros serviços. Também participam da ação promovida pelo Conselho de Idoso as demais secretarias municipais com assento no Conselho.

Para a coordenadora da Saúde do Idoso da SMS e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Irene Delgado, o Dia Nacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa é um momento da população tomar consciência sobre as negligências e maus tratos cometidos, em sua grande maioria, por familiares.

“A saúde do idoso não pode ser vista de forma isolada, é preciso um olhar ampliado, voltado também às questões sociais. A SMS, neste dia, estará oferecendo alguns serviços direcionados à pessoa idosa e ao mesmo tempo alertando sobre as diversas formas de violência contra a pessoa idosa”, comenta Irene Delgado.

Saúde do Idoso

 A Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio das 199 Equipes de Saúde da Família (ESF), Unidades Básica de Saúde (UBS), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar, além do Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (CAISI), serviço que garante uma assistência integral à saúde da população idosa, garantindo o cumprimento do Estatuto do Idoso.

Na rede, são oferecidas ainda atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e dos grupos de convivência, por meio das equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.

Junho Violeta

No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.

MaisPB

Leia Também