João Pessoa, 31 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
João Pessoa

PMJP:Cerca de 400 jovens participaram de cursos

Comentários: 0
publicado em 31/05/2018 às 16h32
atualizado em 31/05/2018 às 13h37

A qualificação para o mercado do trabalho dos jovens e adultos que participam de programas e serviços em unidades sociais tem sido prioridade na política de geração de renda e inclusão profissional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Somente no período de março a maio deste ano, cerca de 400 pessoas estão participando ou já participaram de cursos profissionalizantes. Muitos deles já foram encaminhados para o mercado de trabalho ou mesmo desafiam a criação do próprio negócio.

Conforme o balanço da Diretoria de Participação e Organização Comunitária (DIPOP), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), nos últimos três meses, 319 pessoas se inscreveram e estão participando de cursos de qualificação profissional nas suas unidades sociais. A Dipop é responsável pelos Centros de Referência da Cidadania (CRCs) e pelo Centro Intergeracional Sinhá Bandeira, no bairro do Expedicionários.

No geral, os cursos são destinados a beneficiários/as do Programa Bolsa Família, a usuários/as do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e pessoas inscritas no Cadastro Único (CadUnico) e/ou que sejam usuários/as de unidades de acolhimento.

A proposta da Prefeitura de João Pessoa não se limita a apenas promover o curso, ela busca incluir o ex-aluno (a) no mercado de trabalho. Para isso, busca a parceria com outras secretarias municipais que trabalham com o estímulo ao empreendedorismo, a exemplo do Banco Cidadão e ao trabalho, via o Sistema Nacional de Emprego (Sine-JP). Recentemente, a PMJP também firmou parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com a meta de garantir aos ex-integrantes de cursos, o acesso ao microcrédito Credi Amigo.

Marcenaria

A Marcenaria Básica Sustentável, ligada à Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), também garante a qualificação de jovens e adultos. Atualmente vem realizando o curso de Marcenaria Básica com 28 alunos. O curso tem a duração de 1 ano.

Acessuas Trabalho 

No momento, uma parceria entre o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vem ministrando o Curso integral de Florista. No curso, realizado em dois turnos, participam 40 beneficiários do Programa Bolsa Família. É realizado no Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira da Silva, no bairro do Róger. Foi iniciado há dois meses e tem previsão de término em julho próximo.

Conforme a garantia dos facilitadores, ao final, todos os alunos e alunas estarão aptos ao mercado de trabalho, ou qualificados para implantar seu negócio. “Ao final, quem realmente se interessa em se aprimorar, está apto ao mercado de trabalho e contribuir para a renda familiar, diz a técnica do Acessuas, Isabel Cristina Nunes de Almeida.

A artesã Ângela de Sousa, é o exemplo de uma aluna que já está colhendo frutos na nova experiência. Ela é aluna do curso de Florista e diz que, no momento, está desempregada do mercado convencional. “Aproveitei a oportunidade e vim me qualificar neste curso. Já estou colhendo bons resultados. Tenho ajudado na renda familiar vendendo o produto bem mais aprimorado”, conta a aluna.

Acessuas

O programa busca a autonomia das famílias integrantes da política de assistência social por meio do mercado de trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhando e acompanhando pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso ao trabalho e emprego.

As ações de inclusão produtiva compreendem a qualificação técnico- profissional, a intermediação pública de mão de obra, apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária, o acesso a direitos sociais relativos ao trabalho (formalização do trabalho), articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros benefícios.

MaisPB

Leia Também