João Pessoa, 25 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
animacentro

Casarão 34 recebe exposição ‘Terras’

Comentários: 0
publicado em 25/05/2018 às 09h38
atualizado em 25/05/2018 às 08h47

A exposição “Terras”, da artista paulista Renata Pedrosa, será aberta nesta sexta-feira (25), às 17h, na Galeria Casarão 34. A exposição é promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), integra a programação do AnimaCentro e pode ser vista até o dia 29 de junho, das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. A entrada é gratuita.

A exposição é composta por três trabalhos: ‘Linha de Terra’, criado especialmente para a Galeria Casarão 34; ‘Resto’, um vídeo gravado nas proximidades do European Ceramic Workcenter, na Holanda; e ‘Terras’, feito com registros fotográficos de terras nuas. Juntos, os três trabalhos compõem uma sequência de paisagens muito semelhantes entre si, uma repetição banalizada de terras.

‘Linha de Terra’ é uma instalação com quatro fôrmas de taipa de pilão construídas entre os seis pilares do salão principal. Essas fôrmas funcionam como barreiras para a passagem de um lado ao outro do salão, mas não impedem a visão do entorno. O título faz referência ao termo usado em arquitetura para indicar a linha a partir de onde serão levantadas as alturas de corte do plano vertical da representação gráfica de um projeto.

O vídeo ‘Resto’ foi criado a partir de imagens gravadas dos arredores do prédio que abriga o European Ceramic Workcenter, uma fábrica desativada em Oisterwijk, na Holanda. Em 2015 o centro passava por um processo de requalificação e tinha resquícios de lixo industrial. Uma série de tomadas foi feita e depois editadas com legendas em português extraídas do longa-metragem “O Cavalo de Turim” (2011), do diretor húngaro Béla Tarr.

Já o trabalho ‘Terras’, que dá título à mostra, é um trabalho composto de registros fotográficos de terras nuas, sem demarcações visíveis, que se encontram nas bordas das cidades. São cem imagens que mantém um enquadramento constante, com a terra nua na metade inferior da imagem, as zonas de vegetação, na área intermediária e, na parte de cima, o céu e as nuvens bem claras.

A artista – Renata Pedrosa é doutora em Poéticas Visuais pela ECA-USP e leciona desde 1998. Em 2005 foi orientadora no “Laboratório de Artes Visuais” – encontros experimentais de estudo, produção e discussão de artes visuais, no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, SP. Entre 2007 e 2012 lecionou os cursos “Produção de Imagens a partir do Cotidiano” no Collegio das Artes, “A Poética da Cidade” no Centro Cultural e oficinas de Intervenção Urbana na Universidade Federal de Goiás (UFG) e em São Paulo.

O projeto – O AnimaCentro tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada em seis polos: Parque da Lagoa, Praça da Independência, Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora, Casarão 34 e Praça Antenor Navarro.

MaisPB

Leia Também