João Pessoa, 23 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Relatório da Anvisa

Hospital da Unimed é um dos mais seguros do país

Comentários: 0
publicado em 23/05/2018 às 15h19

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, é um dos mais seguros do país em relação às práticas de assistência ao paciente, de acordo com o relatório publicado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dos 782 hospitais brasileiros, apenas três da Paraíba, incluindo o Alberto Urquiza, conquistaram o nível de conformidade alta, a maior concedida pela instituição.

O Relatório da Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde traz as informações prestadas pelos hospitais brasileiros, que possuem Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto, sobre o nível de adesão às práticas de segurança e adequação aos critérios do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

O processo avaliativo foi realizado entre os meses de junho e setembro de 2017 pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

 A iniciativa tem como objetivo analisar indicadores de processos em hospitais com leitos de UTI adulto, considerando a implementação de diversos protocolos de segurança do paciente. A avaliação é realizada anualmente, seguindo o que está previsto no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente.

Segurança e Bem-estar

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley desenvolve um trabalho permanente para garantir a segurança e o bem-estar do seu paciente. Desde a entrada no Hospital até o momento da alta, são seguidos protocolos e normas instituídos pelo Ministério da Saúde, para eliminar qualquer risco que possam causar danos no momento da assistência.

A implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é outra medida adotada para reforçar a segurança e facilitar o atendimento médico. O PEP é um sistema que permite que todos os dados do paciente sejam acessados pelos profissionais de saúde.

Reconhecimento

Por ter todo esse cuidado com o paciente, o Hospital Alberto Urquiza é o único na Paraíba – e um dos poucos no país – a ter o selo de Acreditação com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) às instituições de saúde que garantem qualidade no atendimento prestado.

Também possui o selo Integrante do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), por realizar as melhores práticas para prevenção de infecções. Apenas 180 hospitais em todo o país contam com esta certificação, reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

MaisPB

Leia Também