João Pessoa, 21 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no Parque de Exposição

Governo abre 51ª edição da Expapi em Campina Grande

Comentários: 0
publicado em 21/05/2018 às 10h58

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, abriu, nesse domingo (20), a 51ª edição da Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi). A Feira ocorre no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho até o próximo domingo, dia 27.  A expectativa do Governo e da Sociedade Rural é receber 120 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 10 milhões, neste ano.

A exposição conta com uma programação que integra e beneficia as cadeias produtivas da agropecuária, agricultura familiar, caprinos, ovinos, têm estandes com demonstração sobre o cultivo e manejo correto da palma forrageira, informações sobre pesca e entrega de 40 mil alevinos para povoamento de açudes, além de possibilitar grandes negócios com a comercialização de máquinas, veículos, implementos agrícolas e venda de animais com genética exclusiva da Emepa.  Pesquisa, conhecimento e lazer ao alcance de produtores e visitantes da Expapi.

Um destaque da abertura foi a confiança real dos produtores na geração de negócios, com a retomada das exposições, segundo os mesmos, já consolidadas desde 2015. “A forma como as feiras movimentam os negócios no Estado é, sem dúvida, para ser comemorada”, observa o presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e ovinos (Apacco), Pedro Martins. Ele fez um balanço dos avanços para caprinovinocultura.

“A nossa região é favorável para essa prática e buscamos diariamente meios para tornar essa atividade viva, então fomos buscar saídas viáveis, encontramos um secretário que encampou junto ao Governo do Estado a maneira mais sólida de abrir o comércio para essa atividade, e desde 2015, o setor vem crescendo”, destaca Pedro Martins.

Mario Borba, Presidente da Faepa e vice-presidente da Confederação Brasileira de Agricultura (CNA), reforçou a consolidação das exposições e pediu empenho aos criadores para apoiar e acreditar nas instituições ligadas à agropecuária.

“Nós formamos técnicos para levar conhecimento ao campo, ao produtor rural temos cursos aprovados pelo Ministério da Educação e isso é trabalho para desenvolver o nosso Estado, a pecuária paraibana é reconhecida em todo Brasil, por isso temos que ir em frente, não podemos  parar, por isso eu faço um apelo aos pecuaristas e produtores vamos lutar juntos, Governo e instituições, para fortalecer cada dia mais e continuar apresentando ao País um rebanho de excelente  genética  como sempre fizemos”, disse.

A Expapi é uma realização do Governo do Estado em convênio com a Sociedade Rural. “Eu quero agradecer a confiança do Governo em realizar comigo, esse que é um dos maiores eventos que fazemos há 51 anos. É um grande desafio, uma coragem para mostrar que somos um setor forte e em expansão, queremos dar continuidade às exposições é fundamental para a economia e crescimento do nosso Estado”, diz Josenildo Alcântara, presidente da Sociedade Rural.

O secretário Rômulo, em nome do governador, destacou as políticas públicas realizadas desde 2011 para que os eventos como as exposições pudessem voltar a acontecer sem sobressaltos para o Governo e principalmente para os criadores.

“O Governo traçou metas e estabeleceu programas que chegam diretamente aos produtores, e eu, enquanto secretário, tenho feito com que essas políticas cheguem e resultem em benefícios, foi assim com o Programa de distribuição de ração animal, nós passamos por um grande período de estiagem e não perdemos o nosso rebanho graças a essa política que reputo fundamental. Outra ação importante foi reforçar a Defesa Agropecuária informatizar e implantar um cadastro para acompanhamento diário sobre o rebanho, outra ação fundamental foi coseguirmos o status internacional de livre de aftosa. Esses requesitos foram primordiais para que pudéssemos avançar e realizar com grande sucesso as exposições por todo Estado”, destacou o secretário.

Por fim, ele agradeceu a presença do reitor da UFCG, Vicemário Simões, aos parceiros Sociedade Rural, ABCZ, Sebrae, Sistema Faepa/Senar, Apacco, Criadores de Mangalarga Marchador, Valfredo Borborema, Pedro Albuquerque Sistema OCB /PB/ SICOO,Gestão Unificada e Empasa.

MaisPB

Leia Também