João Pessoa, 27 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo, já atuou na administração pública federal, estadual e municipal. Ocupou por três mandatos o cargo de presidente do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Diretor Institucional do SINTUR-JP de 1993 a 2016. Consultor em Administração, presentemente exerce as funções de vice-presidente da APCA (Academia Paraibana de Ciência da Administração). Contato: diretorexecutivoaetc@yahoo.com.br

As nova faixas exclusivas

Comentários:
publicado em 01/12/2014 às 16h33
A- A+

Na segunda-feira 1º de dezembro deste ano 2014, a cidade de João Pessoa ganhou um novo trecho de faixas exclusivas para os ônibus de seu transporte coletivo urbano.

Até antes – e já fazia tempo – a cidade contava com um percurso próximo de apenas 3 km de faixas exclusivas para os ônibus que compõem a frota desse serviço público tão essencial. Este já antigo trecho vai desde a Lagoa, desce pela avenida Cardoso Vieira, passa pelo Terminal Ferroviário e sobe até alcançar a avenida Guedes Pereira. E todos sabemos o quanto esta medida fez melhorar o trânsito da Lagoa e especialmente a trafegabilidade do transporte coletivo urbano (claro que só nesse trecho de 3 km!).

Agora foi implantado um novo trecho de aproximadamente 3 km para novas faixas exclusivas, desta feita atingindo parte da avenida Epitácio Pessoa.

A propósito, não se pode deixar de registrar que desde entre fevereiro e março deste ano que este assunto vem se constituindo em uma pauta da cidade, não só como medida de real interesse e da iniciativa da Semob, mas, também, por manifestação de uma organização não governamental – Associação de Defesa dos Direitos dos Usuários do Transporte de Passageiros da Grande João Pessoa – que nesse sentido provocou o Ministério Público Estadual, especificamente sua Curadoria de Defesa do Consumidor, daqui de João Pessoa, e esta, pelos promotores de justiça Glauberto Bezerra e Pryscilla Maroja, promoveu audiências com os segmentos pertinentes e, sem dúvida, fez dar mais agilidade para que, mesmo levando oito meses de preparação, a capital paraibana, agora, ganhe essas novas faixas exclusivas como caracterização de que a Prefeitura Municipal pessoense quer efetivamente priorizar o transporte público.

Que ainda é pequeno o trecho reservado para faixas exclusivas para ônibus em João pessoa, isto é fato! Mas, a Prefeitura, através da Semob, agora ainda mais demonstra que está buscando e efetivamente querendo a ampliação dessas faixas, já anunciando para breve estendê-las por toda a avenida Epitácio Pessoa, isto por entenderem que, conforme prescrito na Lei Nacional da Mobilidade Urbana (a lei nº 12.587/120), o transporte coletivo deve ter prioridade sobre o transporte individual motorizado.

Leia Também