João Pessoa, 14 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DESPEDIDA

Corpo de Rômulo Gouveia é sepultado em CG

Comentários: 0
publicado em 14/05/2018 às 17h17
atualizado em 15/05/2018 às 03h41

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sob aplausos, o corpo do deputado federal Rômulo Gouveia foi enterrado no final da tarde desta segunda-feira (14) no Campo Santo Parque da Paz, em Campina Grande. Uma multidão disputava espaço para se despedir e prestar uma última homenagem ao parlamentar, que faleceu na madrugada do domingo, vítima de infarto.

Em uníssono, a multidão cantou a música “Amigo”, de Roberto Carlos, para lembrar a trajetória de lealdade e amizade do parlamentar. O cantor e sanfoneiro Edmar Miguel utilizou sua música para homenagear Rômulo durante o sepultamento com “Segura na Mão de Deus e vai”. O amor de Rômulo Gouveia pela Paraíba foi lembrado com a música “Paraíba Jóia Rara”, de Tom Oliveira. (Veja vídeo abaixo)

Admiradores, políticos e lideranças usaram a mesma palavra para definir Rômulo: generosidade. O presidente Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o governador Ricardo Coutinho, além dos prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e de Campina Grande, Romero Rodrigues, renderam homenagens a Rômulo. Senadores, prefeitos, deputados estaduais, federais e vereadores também fizeram questão de enaltecer o legado de Rômulo.

Rômulo havia sido internado no início da semana em decorrência de uma infecção urinária e recebeu alta hospitalar nesse sábado (12) da Clínica Santa Clara. Em casa, ele postou um vídeo nas suas redes sociais falando sobre seu retorno aos trabalhos.

“Quero agradecer a todos da Clínica Santa Clara. Agora fazer um pouco de repouso e partir do início da semana voltar as atividades para cumprir compromissos na Paraíba e em Brasília”, disse.

Veja vídeo do enterro de Rômulo Gouveia:

De líder comunitário a protagonista da política

Rômulo José de Gouveia nasceu no dia 19 de março de 1965 em Campina Grande. Ele era casado com a também deputada Eva Gouveia, com quem tinha quatro filhos. Iniciou sua vida pública ainda na década de 80, quando começou a ocupar espaços em associações comunitárias.

O parlamentar foi presidente da Sociedade de Amigos do Bairro Jardim Tavares e da União Campinense de Equipes Sociais. Em seguida passou a ocupar cargos na administração pública.

Em 1992 foi eleito vereador na cidade pelo PMDB, ficando no cargo até 1997. No ano seguinte conseguiu se eleger como deputado estadual, sendo reeleito em 2002, quando se tornou presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba entre 2003 e 2007.

Ainda como presidente da Casa, ele disputou, em 2004, a Prefeitura de Campina Grande, mas não teve sucesso. Em 2008 ele tentou novamente ser prefeito da Rainha da Borborema, mas não conseguiu.

Em 2010, com a aliança entre o senador Cássio Cunha Lima e o governador Ricardo Coutinho, foi eleito vice-governador. Em 2014 rompeu politicamente com Ricardo e apoiou a candidatura de Cássio ao Governo do Estado.

No mesmo ano foi eleito deputado federal. Atualmente estava como presidente estadual do PSD na Paraíba e iniciava a pré-campanha para a reeleição.

MaisPB

Leia Também