João Pessoa, 13 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Odilon Fernandes – advogado, escritor, professor e procurador federal aposentado.

Homenagem às Mães

Comentários: 0
publicado em 13/05/2018 às 07h47
atualizado em 14/05/2018 às 12h20

Poucos sabem, mas a homenagem às mães vem da Grécia antiga onde se homenageavam as “Deusas Mães” e teve continuidade em Roma onde a homenageada era a “Mãe dos Deuses “, Cibele. Com o surgimento do cristianismo a mãe homenageada passou a ser Maria, Mãe de Jesus. Com a conotação atual há registro de comemorações no século XVII. Na Inglaterra, quando na quaresma os empregados tinham um dia de folga para confraternizarem com suas mães e já no século XIX, nos Estados Unidos, registra-se que se teve a idéia de ali estabelecer uma data em homenagem as mães. Mas, só no início do século XX, foi criada uma data oficial para comemorar o dias das mães. A iniciativa foi das amigas de uma jovem Ana Jarvis, que perdeu a sua mãe, que vivia em grande depressão. No Brasil, o primeiro dia das mães foi festejado em Porto Alegre, em 12 de Maio de 1918, porém só em 1932 é que o presidente Getúlio Vargas criou a data oficial, o segundo domingo de maio como o dia das mães do País.

Não há amor mais sublime do que o de uma mãe que desde a gestação nos ama, nos dedica a sua força e paciência, que nos cria, nos alimenta, nos protege, nos educa, é responsável por nossa vida.

Não podemos deixar de homenagear as mães no dia delas  e podemos presenteá-las com chocolates, perfumes, jóias,  bolsas, maquiagem, sapatos, massagens no SPA, iPhone, iPad, uma foto antiga com ela na moldura, um CD com as músicas prediletas dela, uma lista com as coisas que ela fala toda hora fazendo-a sorrir, oferecer-lhe um almoço, poder leva-la ao cinema e escolher o filme que ela quiser ver, pode ainda levá-la para dançar ou ainda ir com ela na loja ou restaurante que mais gosta.

Importante é passar o dia juntos e se ela já se foi debulhe orações em louvor dela e preste-lhes outras homenagens que ela gostaria de estar com você para receber.

Acima de tudo honre a memória de sua mãe tornando-a  feliz onde quer que esteja.

Odilon de Lima Fernandes

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também