João Pessoa, 26 de abril de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Peru

Tribunal ordena que ex-presidente seja liberado

Comentários: 0
publicado em 26/04/2018 às 17h47
atualizado em 26/04/2018 às 14h48

O Tribunal Constitucional do Peru revogou, nesta quinta-feira (26), a prisão preventiva do ex-presidente Ollanta Humala e sua mulher, e ordenou que seja liberado da prisão para aguardar em liberdade o processo por supostamente ter recebido dinheiro da brasileira Odebrecht para sua campanha, informou seu advogado.

“Amigos, conseguimos! O TC decidiu a favor do habeas corpus de Ollanta Humala e Nadine Heredia e eles serão libertados”, tuitou César Nakazaki, advogado do casal.

Humala e sua mulher estão presos há mais de nove meses a pedido da Procuradoria, enquanto recolhia informações e provas para acusá-los de lavagem de dinheiro – por ter recebido US$ 3 milhões da empreiteira para sua campanha eleitoral de 2011.

Os Humala apresentaram neste ano um recurso de amparo (habeas corpus) para enfrentar o processo em liberdade.

Os US$ 3 milhões foram entregues a Humala a pedido do Partido dos Trabalhadores, segundo depoimento do ex-diretor da Odebrecht no Peru, Jorge Barata, a procuradores peruanos.

“Os julgamentos serão enfrentados em liberdade”, tinha afirmado mais cedo o advogado Nakazaki.

No âmbito da investigação, o juiz Richard Concepción Carhuancho ordenou 18 meses de prisão preventiva contra ambos em julho passado, enquanto a investigação avançava.

Humala governou o Peru de 2011 a 2016 e é um dos quatro ex-presidentes do país investigados pelo escândalo de corrupção com a Odebrecht – mas o único preso.

Os outros investigados são Pedro Pablo Kuczynski, Alan García e Alejandro Toledo. Este último enfrenta um pedido de extradição dos Estados Unidos.

G1

Leia Também