Desde que foi inaugurada, a Unidade de Pronto Atendimento do Dinamérica tem ampliado a capacidade de atendimento dos casos de média complexidade e desafogado a UPA do Alto Branco. No primeiro trimestre de 2018, a UPA Dinamérica atendeu 15.476 pessoas, a maioria casos clínicos.

Já a UPA Alto Branco realizou 18.618 atendimentos de janeiro a março deste ano. No ano passado, a unidade tinha atendido 27.274 pessoas. “Percebemos que o suporte do UPA Dinamérica desafogou a nossa unidade e fez com que elevássemos o número de atendimentos. Somados os balanços das duas unidades já atendemos 42.750 pacientes”, avaliou o diretor da UPA Dr. Maia, do Alto Branco, Amaro Jorge.

A maioria dos casos são pacientes clínicos. As duas UPAs têm setores de classificação de risco para definir as prioridades de atendimento e os casos mais simples. De acordo com os dados das duas unidades, os atendimentos aumentaram entre março e abril, por causa da mudança na estação e a chegada do frio, que provocam principalmente arboviroses, com sintomas como infecções das vias aéreas superiores, diarreia e conjuntivite.

MaisPB