João Pessoa, 23 de abril de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SÃO PAULO

Prefeitura de Barueri envia uniforme ‘gigante’ a alunos

Comentários: 0
publicado em 23/04/2018 às 14h42
atualizado em 23/04/2018 às 11h43

Quase três meses após o início do ano letivo, ao menos quatro cidades da Região Metropolitana de São Paulo ainda não entregaram todos os uniformes para os alunos da rede pública municipal de ensino, segundo um levantamento do SP1. Em Barueri, os alunos do ensino fundamental receberam uniformes “gigantes”, com calça, camiseta e agasalho com numeração muito maior do que as crianças precisam.

Em sete cidades da região do Grande ABC, só Mauá, São Caetano do Sul e São Bernardo entregaram todos os uniformes – sendo que Rio Grande da Serra não realiza a distribuição.

Já no Oeste da Região Metropolitana, dos municípios monitorados, só Itapevi e Carapicuíba terminaram as entregas. Barueri, Osasco e Cotia estão em atraso, e Cajamar não realiza a distribuição.

Em Barueri, as mães reclamam que uniformes já entregues vieram com numeração errada. Muitas delas tiveram que costurar ou comprar roupas para mandar os filhos para as escolas.

“Ele vem [para a escola] com calça jeans, que é a calça do dia a dia dele sair, tudo, e uma blusa”, diz a chef de cozinha Zilmar Passos. “Eu comprei duas blusas da escola pra ele poder vir, para ele não ficar tão diferente das outras crianças.”

“O que a gente tá reivindicando aqui é a garantia que chegue o uniforme com a numeração certa para todos, não só para alguns”, diz Solange Milanez.

Improviso

Já em Diadema, 40% dos alunos ainda não receberam os kits com os uniformes. Em Santo André, os pais estão vestindo os filhos com os kits de 2017. Muitos são obrigados a improvisar para adaptar as roupas antigas às crianças.

“Tem que se virar. Tem que remendar, descostura a barrinha, abre um buraquinho”, conta a dona de casa Flávia de Carvalho. “Você dá uma costurada para que eles venham uniformizados, pra não ter que vir com roupa de casa.”

Leia Também