João Pessoa, 18 de Abril de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE PÚBLICA

Prefeito entrega viaturas do Samu e anuncia leitos

Comentários:
publicado em 18/04/2018 às 17h31
atualizado em 19/04/2018 às 08h58
FOTO: SECOM

Objetivando otimizar os atendimentos de urgência em Campina Grande, o prefeito Romero Rodrigues entregou na manhã desta quarta-feira, 18, em solenidade realizada na Praça da Bandeira, centro, cinco novas unidades para o SAMU, além de uma caminhonete que irá ser utilizada nos casos de acidentes em rodovias e locais de difícil acesso, a exemplo de comunidades rurais. As novas viaturas são fruto de uma parceria entre os governos federal e municipal.

Segundo o prefeito, desde 2013 a Prefeitura vem fazendo investimentos no SAMU com a aquisição de ambulâncias e qualificação do serviço, atestada pelo Ministério da Saúde. Nos últimos cinco anos, o SAMU de Campina Grande também ganhou destaque na criação de experiências inéditas como o projeto “Cliclolância”, que disponibiliza atendimento de primeiros-socorros para praticantes de caminhada s no Parque da Criança e no Açude Velho.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 de Campina Grande atendeu 12.578 ocorrências nos três primeiros meses de 2018. A maioria das ocorrências foi a vítimas de traumas. Os dados mostram que o número de atendimentos está dentro da média. Em todo o ano de 2017, foram atendidas 51.771 solicitações de socorro ao serviço.

Além do prefeito, a solenidade foi prestigiada pela secretária Luzia Pinto (Saúde); coordenador do Samu, Carlos Alberto; presidente da Câmara Municipal, Ivonete Ludgério; deputado estadual Tovar Correia Lima; deputada estadual Eva Gouveia; Nelson Gomes Filho (presidente da Amde), secretário chefe de Gabinete, Diogo Lyra; secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; além de vereadores, líderes comunitários e o utras autoridades. As chaves das ambulâncias foram entregues, simbolicamente, à secretária Luiz Pinto e ao primeiro motorista do SAMU local, João Francisco.

Durante a solenidade o prefeito anunciou que o Instituto Elpídio de Almeida (Isea) vai contar com mais 24 leitos para o setor de enfermaria. Segundo ele, a iniciativa foi tomada por conta da necessidade do atendimento de demandas cada vez mais crescentes, mesmo porque existe grande carência de leitos nos próprios municípios polarizados pela cidade de Campina Grande.

“Isto é mais uma ação destinada a ampliar o trabalho de nossa maternidade municipal, beneficiando a comunidade regional, mesmo porque, além do Isea, também investimentos na Casa da Gestante e já ampliamos muitos outros equipamentos daquele tradicional instituto de saúde”, afirmou.

MaisPB

Leia Também