João Pessoa, 13 de abril de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Mundo

‘A Guerra Fria voltou’, diz secretário-geral da ONU

Comentários: 0
publicado em 13/04/2018 às 17h49

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou nesta sexta-feira (13) sobre o retorno da Guerra Fria e denunciou que a situação na Síria representa agora o maior perigo para a paz e segurança internacional.

“A Guerra Fria voltou”, disse Guterres ao Conselho de Segurança das Nações Unidas durante uma reunião solicitada pela Rússia, para discutir as tensões em torno da Síria, depois que os Estados Unidos ameaçaram disparar mísseis contra o país em resposta ao suposto ataque químico do dia 7 de abril.

A Guerra Fria durou de 1947 a 1991, período logo após a Segunda Guerra em que o mundo estava dividido entre as superpotências dos Estados Unidos e da União Soviética.

Segundo o chefe da ONU, o Oriente Médio vive uma situação de “caos” e alertou sobre o risco de que as tensões aumentem até um ponto incontrolável.

“As crescentes tensões e a incapacidade de alcançar compromissos para estabelecer um mecanismo de prestação de contas (sobre o uso de armas químicas na Síria) ameaçam levar a uma total escalada militar”, disse Guterres.

O diplomata português disse que esta nova Guerra Fria apresenta, além disso, o perigo de que as fórmulas que existiam há décadas para administrar riscos já não estão presentes.

G1

Leia Também