João Pessoa, 13 de abril de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA PARAÍBA

Lei cria Dia de Prevenção e Combate à Depressão

Comentários: 0
publicado em 13/04/2018 às 07h47
atualizado em 13/04/2018 às 04h49

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou Projeto de Lei criando o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão na Paraíba. A data proposta é o dia 12 de março, em alusão a morte da advogada e atleta de vôlei Ana Helena Costa Lima de 36 anos, em João Pessoa, que lutava contra a doença. No próximo sábado (14), a liga Jornada Vôlei promoverá uma ação educativa “Depressão: Você não está sozinho. Procure ajude!”, na orla da Capital, das 7h às 9h, para chamar atenção da população para o assunto.

“A depressão é um problema silencioso, mas que requer atenção especial e muitos cuidados. Não escolhe sexo, idade, cor, classe social. É preciso muita informação e esclarecimento. Muita gente não enxerga como uma doença que precisa de acompanhamento profissional. A consequência da falta de atenção necessária, infelizmente, é a morte”, alertou a deputada.

Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), até 2020 a depressão será a segunda causa de morte mundial, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. A doença afeta 322 milhões de pessoas no mundo – números referentes a 2015. Já no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Ainda, de acordo com os dados publicados pela OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

Camila Toscano comentou que chama atenção também o número de tentativas de suicídio de pessoas que possuem a doença. No Brasil, 11 mil pessoas em média tiraram a própria vida por ano. É a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos. Entre 2011 e 2015, o número de suicídios cresceu 12%.

Dia Estadual – A proposta da deputada é que anualmente, no dia 12 de março, haja discussão sobre esse problema, com o objetivo de promover a conscientização da população e dos próprios profissionais de saúde sobre a doença que permanece, muitas vezes, negligenciada.

“Além disso, defendemos a realização de ações destinadas à promoção da educação em saúde, especialmente quando implicam a realização de debates com autoridades e especialistas no assunto, a criação e a divulgação de políticas públicas voltadas para minimizar o sofrimento humano”, diz o projeto.

Data – A advogada e atleta de vôlei Ana Helena Costa Lima tinha 36 anos e era mãe de dois filhos. Há um ano lutava contra a depressão. A morte prematura ocorreu no dia 12 de março deste ano e provocou uma alerta e discussões sobre a temática.

A deputada estadual Camila Toscano faz parte do grupo Jornada Vôlei e é uma das apoiadoras da atividade de conscientização, que acontece neste próximo sábado (14) em João Pessoa. Atleta de vôlei desde a adolescência, Camila era amiga da jogadora e ficou muito abalada com a morte trágica da integrante. O caso incentivou a parlamentar a entrar na luta contra a depressão e apresentar projeto de lei criando o dia estadual de combate ao problema.

Ação – A ação “Depressão: Você não está sozinho. Procure ajude!” vai ser realizada no Busto de Tamandaré, em Tambaú, no próximo sábado, dia 14, às 7h. O evento tem o objetivo de ampliar as informações sobre as formas de tratamento da doença. Haverá panfletagem educativa, aconselhamento com psicólogos e palestra de esclarecimento sobre a depressão com a psiquiatra Raquel Mendes. Estudantes e profissionais da Faculdade Uninassau também participarão da ação, com orientações, além do teste de estressômetro, realização de terapias manuais e dança.

MaisPB

Leia Também