João Pessoa, 06 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA CAPITAL

‘Operação Verão’ distribui duas mil sacolas para descarte de lixo

Comentários: 0
publicado em 06/01/2015 às 11h13

Um verdadeiro sucesso. Foi assim o primeiro final de semana da Operação ‘João Pessoa Verão’ realizada na orla pessoense, pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com o objetivo de dar mais assistência aos visitantes nas praias da Capital. A ação também tem o intuito educativo e está realizando campanhas de conscientização.

Os educadores ambientais da Emlur, que coordenam a tenda móvel do projeto, distribuíram duas mil sacolas para os visitantes colocarem o lixo produzido durante o passeio, além disso, também orientaram as pessoas sobre o descarte correto dos resíduos. “Nossa tenda é um espaço interativo, onde através da exposição de peças feitas com materiais reciclados pode-se observar como o lixo é reaproveitado”, disse o superintendente Lucius Fabiani.

Cinco tendas, sendo quatro fixas nas praias do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa e uma móvel estão dando assistência a operação. “É impressionante a participação da população nestes primeiros dias de ação, colaborando com denúncias e procurando nossos serviços”, ressaltou o secretário de Ciência e Tecnologias, Bival Dantas.

Uma das grandes novidades no verão de João Pessoa este ano é o uso da ‘Estação Digital’ disponibilizando acesso a notebook’s com internet para quem vai passear e não quer deixar de estar conectado com o mundo virtual. Foram 33 usuários que já passaram pelo local e mais de 120 tiveram acesso de dispositivos diferentes, pedindo a senha para realizar o login na rede da PMJP. O ônibus fica estacionado próximo ao Busto de Tamandaré, das 8h às 18h.

Para o casal de turistas Maria Ribeiro e Édson Firmino, vindo de Santa Catarina (SC), a presença ostensiva dos guardas municipais realizando rondas, aumenta a sensação de segurança nas áreas de grande circulação de visitantes. “Realmente João Pessoa está nos surpreendendo, a vontade que dá é de não mais ir embora. Com certeza retornaremos”, disse Maria Ribeiro.

Fiscalização – Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) receberam denúncias de turistas que flagraram agressões ao meio ambiente, prontamente, eles foram a um restaurante que estava despejando resíduos inadequados no mar e autuaram o estabelecimento.

Operação – ‘João Pessoa Verão’ é uma operação idealizada pelo prefeito Luciano Cartaxo, lançada na última sexta-feira (02) e que conta com o trabalho integrado de 13 secretarias e órgãos da Prefeitura. As ações seguirão até o dia 18 de fevereiro.

Ação conjunta – Estão participando da operação as secretarias de Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Ciência e Tecnologia (Secitec), Políticas Públicas para Mulheres, (SPPM), Mobilidade Urbana (Semob), Comunicação (Secom), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além de Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Vigilância Sanitária e Procon-JP.

MaisPB com Secom-PMJP

Leia Também