João Pessoa, 25 de março de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
rivalidade política

Toscanos x Paulinos: adversários políticos

Comentários: 0
publicado em 25/03/2018 às 11h30
atualizado em 25/03/2018 às 15h17

A política, ou politicagem como alguns preferem chamar, sempre traz à tona discussões acaloradas, trocas de farpas e indiretas entre agentes públicos que caminham em lados adversários. Na Paraíba, além do cenário estadual, as cidades de interior protagonizam episódios de ‘brigas’ por políticos.

Em Guarabira, no Brejo paraibano, há uma tradição de divisão do poder entre duas famílias. Os Toscanos, liderada pelo atual prefeito da cidade, Zenóbio Toscano (PSDB), e Paulinos, que tem à frente o ex-governador Roberto Paulino (MDB).

A ‘rivalidade’ local chegou na Assembleia Legislativa da Paraíba. Atualmente, o município conta com dois representantes na Casa: Camila Toscano (PSDB), que é filha de Zenóbio, e Raniery Paulino (MDB), filho de Roberto. Apesar de marcharem em lados opostos na Rainha do Brejo, os parlamentares sentam na mesma bancada e fazem oposição ao governador Ricardo Coutinho (PSB).

Esse fator pode ter influenciado para uma convivência amistosa no plenário e fora dele também, quebrando um paradigma de que as pessoas que não comungam do mesmo pensamento político, precisam estar distantes um do outros.

Em entrevista ao Portal MaisPB, tanto a tucana quando o o emedebista têm a mesma definição sobre a relação amigável: “Somos adversários políticos, mas não somos inimigos”.

Segundo Camila, essa postura ajuda inclusive na relação com os correligionários. “As pessoas têm que ter esse cuidado. A partir do momento que eu guerrilhar com ele, vou influenciar as pessoas que me seguem a atacar quem é aliado dele”, afirmou.

Raniery ressalta que é necessário que Guarabira seja bem representada na ALPB. “Se tiver dois ou três deputados, melhor para cidade. A gente tem que pensar no melhor e no maior”, disse.

Wallison Bezerra – MaisPB

Leia Também