João Pessoa, 22 de março de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
preparação

Ações da campanha Abril Verde e Maio Amarelo serão descentralizadas

Comentários: 0
publicado em 22/03/2018 às 10h18

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (CEREST-CG), está ultimando os preparativos da campanha Abril Verde e Maio Amarelo, que este ano foi descentralizada para nove municípios da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, com população acima de 20 mil habitantes. Várias reuniões já estão sendo realizadas com os parceiros.

Os gestores dos municípios que aderiram à campanha se reuniram na sede do CEREST-CG, com o procurador do Trabalho (Raulino Maracajá) e a coordenadora geral da unidade de saúde do trabalhador, Anna Karla Souto Maior. Na oportunidade, foi apresentado o Projeto Valorizar Garis, cujas ações direcionadas aos trabalhadores da limpeza urbana serão realizadas nos meses de abril e maio, nos respectivos municípios.

O Projeto Valorizar Garis foi idealizado pelo CEREST-CG para contemplar os trabalhadores que desenvolvem uma das atividades mais vulneráveis, sendo que as ações ocorrerão nos meses da campanha Abril Verde e Maio Amarelo, com a participação dos técnicos deste órgão, que abordarão as temáticas: Importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Acidentes de Trabalho e atuação do CEREST-CG.

Durante a reunião com os gestores, na sede do CEREST, o coordenador da Campanha Abril Verde e Maio Amarelo, procurador Raulino Maracajá, sensibilizou os secretários para a importância das notificações e prevenção dos acidentes de trabalho. Os secretários foram unânimes em apoiar as ações, realizando suas próprias programações para os garis, em atendimento ao projeto.

Segundo a coordenadora do CEREST-CG, outros órgãos deverão aderir à campanha Abril Verde e Maio Amarelo, a exemplo da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), que foi convidada para ser parceira nas ações.

A vasta programação do CEREST/CG inclui a 3ª edição da Caminhada em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que será realizada no dia 25 de abril, das 7hs às 13hs, e também o I Fórum de Saúde do Trabalhador, no dia 18 de abril, cujo local está para ser confirmado.

Anna Karla lembra que, neste ano, a campanha ganhou nova roupagem, com a junção do Abril Verde e Maio Amarelo, numa alusão à Copa do Mundo, sendo o mês de abril dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e o “Maio Amarelo” voltado à prevenção de acidentes de trânsito, onde se enquadra o acidente de trajeto, que também é considerado acidente de trabalho.

Ela disse ainda, que o Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidentes do Trabalho é celebrado em 28 de abril, entretanto, a ação da caminhada será antecipada em função da data cair em um sábado.

Leia Também