João Pessoa, 24 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
traficante de armas

MJ pede extradição de homem preso nos EUA

Comentários: 0
publicado em 24/02/2018 às 16h00
atualizado em 24/02/2018 às 14h15
(TV Globo/Reprodução)

Ministério da Justiça informou em nota divulgada na tarde deste sábado (24), que o governo solicitou a extradição do brasileiro Frederik Barbieri, preso nos Estados Unidos nesta madrugada.

Barbieri é apontado pela Polícia Civil como o maior traficante de armas do Brasil. Ele é acusado de ter enviado ao país, em maio do ano passado, uma carga de aquecedores de piscina recheada de fuzis AK-47, AR-10 e G3, que só poderiam ser usados por tropas especiais da polícia. Foi a maior apreensão de armas feita no Brasil em 10 anos, o que levou investigadores a considerarem Barbieri o maior traficante de armamentos do país.

Desde 2010 o traficante já era procurado pela polícia. Em 2012 ele fugiu para os Estados Unidos, obteve cidadania americana e levou uma vida de luxo no Estado da Flórida, onde morava. De lá, o “senhor das armas”, como ficou conhecido, gerenciava os negócios à distância com a ajuda do filho João Felipe, e de Edson da Silva Ornelas, apontado como seu contador —  ambos presos em agosto de 2017, pela Polícia Civil do Rio.

Leia a íntegra da nota:

Segundo o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o pedido de extradição de Frederik Barbieri já foi apresentado para o governo norte americano, mas houve um pedido de documentação complementar.

Agora, estão aguardando o Poder judiciário enviar a documentação complementar devidamente traduzida para o inglês. Frederik Barbieri é investigado em procedimentos criminais instaurados no Brasil e nos EUA.

Os pedidos de cooperação jurídica internacional entre os países para produção de provas encontram-se em andamento.

Veja / G1

Leia Também