João Pessoa, 13 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
balanço

UPA de Cruz das Armas atendeu 7 mil em Janeiro

Comentários: 0
publicado em 13/02/2018 às 08h33
atualizado em 13/02/2018 às 08h43
UPA Cruz das Armas (Foto: Juliana Santos/Secom-JP)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas, realizou 7.368 atendimentos no primeiro mês deste ano, superando em 5,66% o quantitativo registrado em janeiro do ano passado (6.977). Do total de atendimentos, 5.707 foram clínicos e 1.661, pediátricos.

De acordo com a diretora da UPA, Roberta Barros, do total de atendimentos de janeiro de 2018, 4.284 tiveram a classificação de risco na cor verde, referente a casos como pressão alta, febre alta, vômitos, infecção intestinal e cefaleia intensa.

“Os sintomas correspondem, normalmente, às viroses da época. Por ser um mês de férias, um período festivo, muitas pessoas aumentam consumo de álcool, ingerem alimentos em excesso ou fazem alguma mistura imprópria”, explica a diretora.

Foram registrados 1.345 casos de classificação amarela, como dores torácica, hipertensão arterial severa, dor abdominal intensa, hemorragia digestiva, problemas respiratórios com crises de asma, entre outros. “Nestes casos, os pacientes ficam em observação e são encaminhados para os serviços de referência. Quando os casos se agravam, a classificação de risco muda para a cor vermelha”, disse Roberta Barros.

Também foram realizados 73 atendimentos na classificação vermelha, em janeiro. “Registramos também casos como dores no peito ou parada cardiorrespiratória. Pacientes com este perfil são encaminhados para equipamentos de saúde com Unidade de Terapia Intensiva na rede SUS”, pontua a diretora da unidade.

A UPA Cruz das Armas foi inaugurada em 28 de dezembro de 2016. No ano passado, realizou 87.033 atendimentos a usuários de 61 bairros da Capital, além de moradores de outros 110 municípios paraibanos, com destaque para Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra.

MaisPB

Leia Também