João Pessoa, 01 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Parabéns e sugestões à Semob/PMJP (VI)

Comentários: 0
publicado em 01/02/2018 às 10h09

Entre novembro e dezembro do ano próximo passado escrevemos as cinco primeiras partes correspondentes ao título acima, cujo conteúdo vaisurgindo principalmente face observações que alguns leitores trazem-nos.

Uma dessas observações, em forma de questionamento, foi o “por que constar do título, também, a PMJP?”. Respondemos decorrer do fato de existirem outros órgãos de mobilidade urbana, de outras cidades, com essa mesma sigla (Semob), como no município de Cabedelo. Daí esta vinculação, no caso da Semobpessoense, com essa outra sigla PMJP (Prefeitura Municipal de João Pessoa).

Desta feita, porém, escrevemos a propósito das observações (aliás, sugestões), em um mesmo sentido, apresentadas por alguns de nossos atentos leitores, estes, claramente, pessoas que querem não só verem seus deslocamentos facilitados, mas, especialmente, a cidade em bom caminho!

Tais observações/sugestões reportam-se à faixa exclusiva dos ônibus, sentido bairro/centro, da avenida Dom Pedro II, mais exatamente em seu ponto inicial (próximo à passarela em frente ao IBAMA).

A manifestação é a de que o “grande gargalo”, que ocorre naquele ponto inicial, decorre da mudança repentina que se tem por ser obrigatória a saída da faixa da direita, ou seja, sem que haja um espaço de transição para que se passe pra outra faixa!… E em havendo esse impacto, os veículos da faixa da direita literalmente param,consequenciando um enfileiramento que prejudica até o tráfego dos próprios ônibus para chegarem à sua faixa exclusiva!…

Nestas observações os leitores também apresentam uma sugestão: – que o início da faixa exclusiva, desse trecho aqui indicado, seja do tipo “seccionada” e não “contínua”. Isto permitirá que aqueles veículos que estejam na faixa direita, ao chegarem naquele ponto inicial, não façam a “parada abrupta” (provocadora do enfileiramento) e, sim, comecem a dela ir saindo à medida que os veículos da faixa do meio vão permitindo o respectivo adentramento.

Também concordamos que essa sinalização seccionada muito contribuiria para descongestionar o trânsito naquele trecho da avenida Dom Pedro II. Imaginamos, porém, que aquela travessia de pedestres, uns 500m mais à frente (sem uma passarela), igualmente concorre para o atual congestionamento. Mas, este é assunto para outro texto.

Leia Também