João Pessoa, 30 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Pena do ministro Gilmar

Comentários: 0
publicado em 30/01/2018 às 15h26

Esta “pena”, do título destes escritos, não tem, aqui, o significado de punição. Está colocado como compadecimento, ou seja, no aspecto sentimental, de lástima, quase de compaixão que uma pessoa sente em relação a outra face determinado fato. Até entre pessoas de meu convívio pessoal, quando me manifesto “com pena” de, por exemplo, um desses punidos por operações contra a corrupção, sou incompreendido, vez que imaginam que eu estivesse discordante da “pena” (punição) lavrada contra os infratores da lei. E não é o caso. Minha “pena” (compadecimento) é por lastimar que aqueles punidos poderiam ter percorrido os caminhos da seriedade e honorabilidade com que pareciam agir, e não a farsa que praticaram.

É, pois, nesse sentido de lástima que expresso minha pena em relação ao ministro Gilmar Mendes, do STF. Este sentimento, portanto, não caracteriza que eu esteja de acordo comas sentenças que ele lavrou suspendendo penas!… Não! A pena (compadecimento) que aqui expresso é pelos constrangimentos que atinjam qualquer pessoa, como os que presentemente têm atingido o ministro Gilmar. Dia desses, vídeos foram veiculados mostrando-o sendo xingado em corredores de aeroportos, como de São Paulo e Portugal. Agora, porém, um novo vídeo mostra não só xingamento. Estas novas manifestações deram-se dentro da aeronave e podem  ser chamadas de achincalhamento, com expressões tipos “Fora, Gilmar!”, “A família brasileira tem vergonha de você”, isto com a avião se preparando para a decolagem. Uma situação tão preocupante que o comandante da aeronave suspendeu a decolagem e convidou o ministro para viajar em outro avião.

O ministro bem que poderia imediatamente requerer sua aposentadoria para evitar constrangimentos asi próprio e aos seus pares do STF.

Mário Tourinho (*)

(*) Mário Tourinho é administrador, atualmente  presidente da APCA – Academia Paraibana de Ciência da Administração. Já exerceu as funções de presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba e de diretor institucional do Conselho Federal de Administração.

Leia Também