João Pessoa, 22 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
rede municipal de ensino

Matrículas em Santa Rita começam nesta terça

Comentários: 0
publicado em 22/01/2018 às 13h09
atualizado em 22/01/2018 às 10h10
Praça do Chafariz, em Santa Rita

O município de Santa Rita dará início nesta terça-feira (23 de janeiro) a mais uma chamada escolar. Para o lançamento, uma caravana será realizada a partir das 8h na praça da Vitória, no Alto das Populares, convocando pais e responsáveis para a matrícula na rede municipal de ensino.

A expectativa da Secretaria de Educação para o ano letivo 2018 é de aumento do número de matriculados, dado constatado já no ano passado. Para isso, o programa Santa Rita na Escola garante vaga nas 62 unidades escolares e percorrerá os principais bairros e localidades da zona rural e urbana com tendas itinerantes fazendo a convocação.

O grande desafio, segundo Edilene Santos, secretária da pasta, é combater a alta taxa de abandono registrada no município nos últimos anos, que só foi cessada em 2017, após o lançamento do programa e fortalecimento das ações com o objetivo de atrair os estudantes de volta à sala de aula e garantir a permanência deles até o fim do ano letivo.

Para se ter uma ideia da situação, Santa Rita encerrou o ano letivo de 2016 com apenas 9.100 alunos e uma preocupante evasão escolar no ensino fundamental. Foram mais de 28% de abandono e mais quase 4% de pedidos de transferência. “Esses dados demonstram a realidade trágica que encontramos, com quase 1/3 de nossos alunos deixando de frequentar a escola. Por isso, projetamos uma política educacional com ações não apenas para atraí-los, mas também para que permanecessem até a conclusão do ano letivo”, explicou a secretária.

Em 2017, a rede municipal elevou de 9.100 para cerca de 16.000 a quantidade de estudantes. “A chamada foi um programa de sucesso porque resgatou a confiança da população, que voltou a acreditar na escola pública municipal”, afirma Edilene, explicando que, entre as ações desenvolvidas, estiveram a garantia de transporte e merenda, além da distribuição de fardamento e kit escolar, que não eram disponibilizados no município há pelo menos uma década.

Após vários anos sem obedecer ao calendário letivo, a Prefeitura conseguiu cumprir a programação estabelecida do ano letivo 2017, que se encerrou em janeiro deste ano ainda por conta dos atrasos de 2016. A novidade é que, para 2018, os estudantes finalizarão o período de aulas dentro do mesmo ano, iniciando em 26 de fevereiro e concluindo em 27 de dezembro.

Como a administração municipal vem implantando melhorias na Educação e mantendo o pagamento dos servidores em dia, as greves dos docentes, que interferiram no andamento dos anos letivos passados, não mais impedirão o cumprimento do calendário, que ficará totalmente organizado após dois anos de nova gestão.

MaisPB

Leia Também