João Pessoa, 20 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RIO DE JANEIRO

Bananas envenenadas são achadas em mata

Comentários: 0
publicado em 20/01/2018 às 19h42
atualizado em 20/01/2018 às 16h46

Um morador de Valença, no Sul do Rio de Janeiro, encontrou bananas distribuídas em uma área de mata do bairro Aparecida, na manhã deste sábado (20). Em cima das frutas, havia uma substância que seria um veneno usado para matar ratos. O morador, que fez o registro e enviou para o whatsapp da TV Rio Sul, acredita que alguém teria feito isso para tentar matar macacos na região. Matar animais é crime ambiental.

A prefeitura informou à produção do RJTV que já está sabendo desse crime. Eles informaram que a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Vigilância Ambiental, já iniciou uma campanha de conscientização da população para que não ataquem os macacos.

Os primatas não transmitem a febre amarela. A doença é transmitida por mosquitos. Segundo o Ministério da Saúde, o macaco é importante para as pesquisas e o combate à febre amarela porque ele serve como indicador da presença do vírus em determinada região. Se os animais são mortos por humanos, a investigação sobre a existência da doença fica prejudicada.

Chega a quatro o número de mortos por febre amarela no Sul do Rio

Até agora, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, já foram 14 casos confirmados de febre amarela silvestre em todo Rio. Desse total, quatro mortes foram registradas no Sul do estado: três em Valença e uma em Miguel Pereira. Muitas cidades da região reforçaram a imunização. Há postos de saúde funcionando com horário ampliado  e aé mesmo à noite.

G1

Leia Também