João Pessoa, 14 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Estados Unidos

Alarme falso sobre míssil gera pânico no Havaí

Comentários: 0
publicado em 14/01/2018 às 09h13

Um alarme falso provocou pânico no Havaí neste sábado (13). Uma mensagem oficial dizia que um míssil estava a caminho do estado americano. Foi uma trapalhada pavorosa porque, ao que parece, alguém apertou um botão errado. Começou por volta das 8h no paradisíaco Havaí. As pessoas foram acordadas ou surpreendidas por um alerta no telefone celular: alto e estridente.

O mais assustador do alerta foi a mensagem que apareceu na tela dos telefones. Ela dizia: “Ameaça de míssil balístico em direção ao Havaí. Procure por abrigo imediatamente. Isto não é uma simulação”. A mensagem foi para rádio e televisão também e saiu até em alto-falantes nas ruas da capital Honolulu. Foi um pânico. Pessoas correram pelas ruas, procuraram abrigos em banheiros, garagens, hotéis.

Tudo isso por causa da ameaça da Coreia do Norte. Desde que as tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte aumentaram, os havaianos são os mais vulneráveis. Os especialistas dizem que um míssil da Coreia do Norte poderia atingir os Estados Unidos no Havaí e levaria 15 minutos do míssil ser lançado até atingir o Havaí. Por isso, neste sábado, quando acordaram, os havaianos imaginaram que tinham 15 minutos para se salvar, se proteger de um ataque nuclear.

O governo correu para tentar explicar o que aconteceu de errado, inclusive a demora de 38 minutos para que um outro alerta fosse enviado para os celulares explicando que tinha sido um alarme falso. O governador deu uma entrevista junto com o diretor do serviço de alerta para tentar fazer com que as pessoas continuem acreditando no sistema. Caso haja uma ameaça real, é preciso que a população acredite no alerta.

Até a noite deste sábado, não se sabia exatamente como o alarme falso aconteceu, mas o governo disse que, durante uma troca de turno, um funcionário apertou um botão errado.

G1

Leia Também