João Pessoa, 13 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
efeito

Bolsonaro provoca crise entre PSL e Livres

Comentários: 0
publicado em 13/01/2018 às 16h55

O PSL, novo partido de Jair Bolsonaro, enfrenta uma crise interna após ter anunciado o deputado federal como pré-candidato à Presidência. O presidente da sigla, Luciano Bivar, já anunciou: “Quem vier para não apoiar o Bolsonaro, é preferível que não venha”.

A expectativa é de que Bolsonaro seja lançado como presidenciável em março. No entanto, parece que mais gente pediu para sair do que para entrar no partido desde o anúncio de filiação do polêmico deputado.

De acordo com a reportagem do jornal O Globo, no último dia 5, após o anúncio da filiação, o Livres, corrente de viés liberal da legenda, anunciou uma saída em bloco de filiados, acusando o pré-candidato de ser um “falso liberal”.

A própria família Bivar discorda sobre a decisão. Sérgio, um dos fundadores do Livres, optou pelo grupo dissidente ao invés do projeto liderado pelo próprio pai. O nome de Bolsonaro no PSL também também teria causado o cancelamento da estratégia do partido de ganhar seis deputados federais. A negociação, intermediada pelo Livres, foi cancelada.

Enquanto isso, Bivar tenta minizar o “efeito Bolsonaro”. “O Livres é um movimento criado por mim. Saíram meia dúzia de rapazes que cabem numa Kombi. Nós precisávamos de alguém que carregasse nossas bandeiras”, disse.

Paulo Gontijo, presidente interino do Livres, argumenta que o grupo chegou a assumir 12 diretórios estaduais e iniciou os processos de expulsão do deputado federal Alfredo Kaefer, do Paraná, que se absteve na votação da cassação de Eduardo Cunha, e do deputado estadual carioca Márcio Canella, que votou pela soltura de Jorge Picciani.

No entanto, parece que a relação entre PSL e Livres ficou balançada após a chegada de Bolsonaro. Após o anúncio da chegada do pré-candidato ao partido, o grupo alegou incompatibilidade ideológica. “Nossa incompatibilidade vem pela forma como ele faz política, com autoritarismo”, afirma Gontijo.

Ainda segundo O Globo, Bivar defende que Bolsonaro ele será um “arauto do liberalismo” para o partido. “O pensamento dele é o mesmo que o meu”, sustenta o presidente do PSL.

Notícias ao Minuto

Leia Também