João Pessoa, 11 de janeiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
adutora

Pernambuco levará para Santa Cruz do Capibaribe água do Rio Paraíba

Comentários: 0
publicado em 11/01/2018 às 11h39
atualizado em 11/01/2018 às 17h02
Açude de Boqueirão (Foto: Michelle Farias/MaisPB)

Os Governos da Paraíba e Pernambuco assinam nesta sexta-feira (12) ordem de serviço para construção de estação de tratamento e uma adutora que levará água do rio Paraíba para Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, e para Santa Cruz do Capibaribe, no estado vizinho. O governador Ricardo Coutinho afirmou que houve um acordo para que Pernambuco captasse as águas, mas passasse a adutora pelo município de Barra de São Miguel.

“Essa adutora já estava nos nossos planos. A parte de Riachão até Alcantil inclusive será retomada e nós vamos concluir, mas faltava essa outra parte, de Riacho até barra de São Miguel. Agimos como pessoas minimamente inteligentes do ponto de vista de respeitar o dinheiro público, diminuir os custos das coisas e oferecer a várias pessoas de Pernambuco e de Barra de São Miguel aquilo é que essencial: a água”, explicou. Apesar do governador afirmar que a água sairá do açude de Boqueirão, a captação não ocorrerá no reservatório.

Escute o governador Ricardo Coutinho 

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República em Monteiro, está ciente do Termo de Cooperação assinados entre os dois Governos. A procuradora Janaína Andrade está ciente do caso e analisando, mas não há procedimento no MPF sobre a construção da adutora.

Ao Portal MaisPB o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, João Azevêdo, explicou que a Paraíba arcará com os custos da estação de tratamento, enquanto Pernambuco fica responsável pela adutora. Ele assegurou que a obra não afetará o abastecimento do açude de Boqueirão, que fornece água para municípios do Cariri e Campina Grande.

“A água do rio Paraíba é a água do rio São Francisco. Vai ser alterado apenas o ponto de captação da água pelo estado de Pernambuco. Temos que ter cuidado para não colocar chifre na cabeça de cavalo”, disse o secretário ao MaisPB.

A partir da ordem de serviço será iniciado o processo licitatório para escolha da empresa que conduzirá as obras, que devem ser iniciadas em 90 dias, conforme previsão do secretário.

MaisPB

Leia Também