João Pessoa, 19 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Parabéns e sugestões à Semob/PMJP (III)

Comentários: 0
publicado em 19/12/2017 às 11h10

Esta terceira parte sobre “Parabéns e sugestões à SEMOB/PMJP” mais caberia titular-se como “O débito de Carlos Batinga”! E assim estava pra ser feito. Mas… como tem leitor que algumas vezes só se limita ao título do texto e já tira suas conclusões, entendi prudente continuar como “Parabéns e sugestões à SEMOB/PMJP”, desta feita a parte III, mesmo porque Batinga é daquelas pessoas que não tem débito para com ninguém.

E por que surgira a ideia de “O débito de Carlos Batinga”?!…

Explico: – primeiramente, por óbvio, o débito imaginado não teria sentido financeiro; ele – esse débito – corresponderia à falta de uma realização de serviço, pela SEMOB, que está sendo bastante esperada por muitos pessoenses, ou seja, a (re)pintura da sinalização de suas vias, em várias já efetivada!

Pois, bem! Encontrava-me em um restaurante da cidade, eis que da mesa ao lado da que eu estava, levanta-se um senhor, cuja fisionomia já espelha sua seriedade e respeitabilidade, e, a mim se dirigindo, cumprimenta questionando: “você é Mário Tourinho, não é?! Sou seu leitor e gostaria que você perguntasse a Carlos Batinga por que não usa os milhões arrecadados com tantas multas, para realmente pintar ou repintar as sinalizações horizontas do nosso trânsito?!”.

Identificando-se como Edson Cunha, ele – esse leitor – ponderou: “Diga que ele está em débito com João Pessoa porque realmente, como você já disse, ele quando assumiu a SEMOB prometeu dar um banho de tinta na cidade”.

Nem estava em meu plano publicar, como parte destes artigos, esta conversa rápida com o leitor Edson Cunha. Entretanto, diante de reportagens quinta feiraapresentadas focando a falta (justificada) de sinalização em uma lombada na avenida João Câncio – bairro de Manaíra, recentemente recapeada, considerei pertinente retomar esse chamamento do quanto importante (nas vias urbanas bem mais que em rodovias) é a sinalização horizontal. É o próprio Contran que afirma, em uma de suas Resoluções, que essa sinalização horizontal além de organizar o fluxo de veículos e pedestres, assim como orientar os deslocamentos, ela complementa os sinais verticais, inclusive advertindo “frente a obstáculos”.

Nesse mesmo restaurante, uma pessoa próxima às mesas aqui já referidas, parecendo que estava a (bem) ouvir a conversa minha com o senhor Edson Cunha, igualmente chamou a atenção: – “Também diga a Batinga que a avenida Mato Grosso, na maior parte dela, a sinalização está praticamente apagada!”.

E não custa repetir: – a sinalização horizontal além de propiciar segurança no trânsito, embeleza a cidade!

Leia Também