João Pessoa, 16 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
na cidade viva

‘Natal Clássico’ terá Orquestra neste sábado

Comentários: 0
publicado em 16/12/2017 às 08h51
atualizado em 16/12/2017 às 06h19

A programação do ‘Natal de Todos os Povos’ da Cidade Viva, será de música clássica na noite deste sábado (16). A Orquestra Sinfônica do Prima, do Polo de Santa Rita, vai apresentar na Capela da Cidade Viva um concerto de música de hinos clássicos natalinos.

A programação da noite de sábado contará ainda com apresentações do Cordel Vivo e do Cordelzinho, nas escadarias da Capela da Cidade Viva, com também música clássica natalina ao ritmo do jazz. A programação do ‘Natal Clássico’, que é gratuito, começa a partir das 19h.

A Orquestra Sinfônica Jovem do Prima do Polo de Santa Rita, composto por 36 componentes com média de idade entre 10 e 22 anos, vai apresentar nove músicas entre obras eruditas e de hino clássicos do Natal.

“O concerto será composto de dois momentos. No primeiro, tocaremos obras eruditas de compositores consagrados da música clássica dos períodos barroco e romântico, enquanto no segundo serão as músicas que se tornaram verdadeiros hinos de Natal ao longo dos séculos”, detalha o maestro Jônatas Souza Silva.

No repertório do concerto das músicas natalinas do Prima estão Hallelujah Chorus, from Messiah; O Come, O Come Emmanuel; A Holiday Celebration e Rock The Bells.

Cordel Vivo e Cordelzinho

Após a apresentação da orquestra da escola juvenil do Prima de Santa Rita, a noite do Natal Clássico da programação do “Natal de Todos os Povos” da Cidade Viva segue nas escadarias da Capela. Um grupo de 50 voluntários da Cidade Viva, entre crianças e adultos de sete a setenta de idades anos, formam o grupos de música Cordel Vivo e o Cordelzinho.

Criado há cinco anos, eles têm o objetivo de levar esperança e amor por meio da música com apresentações realizadas nas ruas, nos abrigos e nos hospitais de João Pessoa.

Para a noite da programação do ‘Natal de Todos os Povos’ da Cidade Viva, eles selecionaram músicas clássicas natalinas repaginadas em ritmo de jazz.

“Este musical é composto por oito lindas canções de Natal arranjadas com a classe e a elegância do Jazz que batizamos de ‘Jesus com Jazz (Natal)’. Durante todo o mês de dezembro o Cordel e o Cordelzinho da Cidade Viva vai se apresentar em diversos lugares da cidade em ruas, abrigos e hospitais de João Pessoa, mas neste ano incluímos com muita alegria essa apresentação dos dois grupos na nossa igreja”, comenta o coordenador dos Grupos de Cordel da Cidade Viva, Jonas Lourenço.

Mais que uma noite de apresentações de músicas clássicas dos hinos de Natal no erudito, via concerto, ou no jazz, via cordéis, o papel da música como forma de solidariedade e de inclusão social vai deixar a sua marca. Por trás da trajetória de vida de cada um dos componentes, por exemplo, da Orquestra do Prima do Polo de Santa Rita há uma história de superação de inúmeras adversidades.

“São coisas pequenas no dia a dia. Mas você vai vendo a mudança e o amadurecimento dos alunos. O que vejo e o que mais mexe comigo, é saber que para eles, o Polo de Santa Rita, que trabalha com disciplina e respeito, é o lugar onde se sentem bem. Para muitos adolescentes, ficar em casa ainda não é o melhor lugar, pois lá é lugar de brigas, álcool, drogas, enquanto no Polo encontram os amigos e fazem música juntos. Acreditamos que a música é uma das molas propulsora da educação e da cidadania”, conta Iara Lima Santos, gestora do Prima de Santa Rita.

Localização

O Campus Metropolitano Cidade Viva, localizado no quilômetro 95,1 da BR 101, sentido Sul (https://goo.gl/UAs7P6), fica distante apenas 19 quilômetros do Parque Solon de Lucena (Lagoa) em João Pessoa ou então 24 quilômetros do Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú.

A decoração ficará aberta para visitação pública neste final de semana das 18h30 às 21h30.

MaisPB

Leia Também