João Pessoa, 07 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA ASSEMBLEIA

Ivonete debate sobre a participação da mulher na política

Comentários: 0
publicado em 07/12/2017 às 10h25
atualizado em 07/12/2017 às 07h34

A vereadora Ivonete Ludgério (PSD), presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, participou do Fórum de Educação Legislativa (Felegis), promovido pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, na tarde dessa quarta-feira (06). Juntamente com as deputadas estaduais Camila Toscano (PSDB) e Estela Bezerra (PSB), ela debateu sobre a representação e participação da mulher na política.

O debate foi mediado pela jornalista Claudia Carvalho. Casada com o deputado estadual Manoel Ludgério, Ivonete fez um panorama sobre o seu início na vida política, lembrando o histórico familiar a partir da sua mãe, Severina de Almeida Andrade, que foi vereadora nos municípios de Boqueirão e em Barra de Santana, no Cariri paraibano.

Para a vereadora a participação ativa da mulher na política ainda é tímida, sendo isto o resultado de um processo histórico que ainda privilegia o homem, aliado à falta de incentivo. “Trata-se de uma questão cultural. O machismo ainda é predominante e as mulheres ainda enfrentam aquele sistema de cotas de 30%. O mais preocupante é que na maioria das vezes os partidos não incentivam para que elas participem efetivamente”, destacou.

Presidente da Câmara participou de debate na Assembleia (foto: divulgação) 

O preconceito enfrentado pelo público feminino no meio político também foi um assunto presente no debate, com as participantes expondo suas experiências e contando casos recentes enfrentados na vida pública.

A vereadora elogiou a iniciativa e parabenizou a realização por parte da Escola do Legislativo da ALPB. “Iniciativas como essas são de extrema importância: primeiro no sentido de fomentar o debate, segundo como forma de promover o interesse do público feminino para a participação ativa na política, concorrendo a cargos eletivos”, disse Ivonete.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas