João Pessoa, 06 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nesta quarta

Secretaria de Saúde entrega reforma e ampliação de UBS

Comentários: 0
publicado em 06/12/2017 às 08h58
atualizado em 06/12/2017 às 05h59

A Secretaria de Saúde de Campina Grande entrega à comunidade do bairro Pedregal, nesta quarta-feira (6), a Unidade Básica de Saúde Aldaberto César.

A UBS, que foi reformada e ampliada, é a primeira de Campina Grande da Estratégia de Saúde da Família, e uma das primeiras do Brasil dessa política, com mais de 20 anos.

A reforma realizada constou em pintura, troca do telhado, ambientação e ampliação dos cômodos. Além disso, a unidade também vai passar a contar com o registro eletrônico do ponto dos servidores e o prontuário eletrônico dos pacientes.

O sistema de registro de consultas e exames dos usuários foi informatizado.

“Com a mudança, os dados, informações, requisições e solicitações de cada paciente vai ficar digital. Isso possibilitará a integração também com o novo Sistema de Regulação de marcações de consultas e exames. Os usuários do Adalberto César já vão sair da consulta sabendo a data do exame solicitado, da consulta com especialista ou do retorno para o clínico”, explicou o Gerente de Atenção Básica, Miguel Dantas.

A UBS Adalberto César é de porte II e atende uma população de mais de 5 mil pessoas. São duas equipes completas, com dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, uma técnica de farmácia, oito Agentes Comunitários de Saúde, recepcionistas, porteiro, auxiliar de serviços gerais, porteiro diurno e vigilantes noturnos.

A unidade oferece consultas, encaminhamento de exames, atendimentos de enfermagem, troca de curativos e vacinas, pré-natal e assistência pós-parto, acompanhamento às mulheres na prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero, tratamento dos diabéticos, hipertensos e pessoas com hanseníase.

Também são oferecidos medicamentos e material contraceptivo, bem como teste de gravidez, além dos cuidados em saúde mental e as ações e campanha de prevenção e promoção à saúde.

MaisPB

Leia Também