João Pessoa, 05 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
projeto

‘Interatos’ terá dança e atração internacional

Comentários: 0
publicado em 05/12/2017 às 16h10
atualizado em 05/12/2017 às 14h43

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, de 9 a 17 de dezembro, mais uma edição do projeto “Interatos” – mostra e formação permanente de teatro, dança e circo”. A programação deste mês traz performances, encontro de dança de salão e espetáculos, incluindo atração internacional de circo e homenagem ao Palhaço Pirulito.

As atrações de teatro e circo acontecerão em um circo sem lona na praça do estacionamento do Espaço Cultural. Já as de dança serão na sala 5 do mezanino 2 e haverá, ainda, uma edição especial do Bailaço com DJ Santtus (PB), no Teatro de Arena.

A programação do mês abre com o espetáculo de teatro “Balada de um Palhaço”, de Goiás. A apresentação será no dia 9, às 10h, no circo sem lona que será montado na praça do estacionamento. Já a parte de circo acontece no dia 10, com o especial Dia do Palhaço.

Às 17h30, o Cortejo de Palhaços abre as atividades saindo da praça do Povo em direção ao Circo sem Lona montado no estacionamento do Espaço Cultural. No local, às 19h, será apresentado o espetáculo “Café com Pirulito”, uma homenagem ao Palhaço Pirulito (Ismar Pompeu), com O Grupo de 3 (PB).

Na mesma noite, às 20h fechando a programação circense a Funesc conta com atração internacional, o Palhaço Tomate (Argentina). O acesso é gratuito.

A programação de dança será nos dias 15, 16 e 17, quando acontecerá o Encontro de Dança de Salão com debates, oficinas e apresentações dentro do projeto Bailaço. Entre as atrações estão Samuel Samways (MG), Jonas Karlos (PB-SE) e Beth Sotero (SE) e a dupla Cleweson Soneca e Maria Hercília (PB).

Ao todo, serão seis oficinas gratuitas com foco na dança de salão (veja programação completa abaixo) e a roda de conversa ‘Novos Olhares para a dança de salão’, com Samuel Samways (MG), Débora Pazetto (MG), Carolina Polezi (SP), Paola Vasconcelos (RS), Jonas Karlos (PB-SE) e Eugra Souto (PB).

As oficinas são gratuitas e para se inscrever os interessados devem solicitar inscrições pelo e-mail [email protected].

Este ano, foi assinado contrato de patrocínio entre a PBGás e a Funesc para a realização do projeto Interatos, que promove atividades permanentes entre os meses de março a dezembro, sempre no primeiro fim de semana do mês, com espetáculos cênicos do Brasil e da Paraíba.

Dentro do projeto, serão desenvolvidos, ao longo do ano, atividades de formação e espetáculos de teatro, circo e dança patrocinado pelo Boticário e a PBGás, por meio de incentivo da da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

O evento conta, ainda, com apoio da Rádio Tabajara, Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro.

O Interatos teve projeto aprovado no ‘O Boticário na Dança’, um programa de patrocínios a projetos culturais voltado exclusivamente para a área da dança. ‘O Boticário na Dança’ é estruturado com a finalidade de contribuir para a preservação, a valorização e o acesso à dança e às suas diversas manifestações; fortalecer a produção cultural de grupos, criadores e artistas; e estimular a formação de público e talentos para a área.

Os apoios são direcionados a festivais, mostras, espetáculos, manutenção de companhias, circulação, produção de vídeos, livros e periódicos, sites, cursos, workshops, oficinas, palestras, fóruns, exposição fotográfica e exibição de vídeos e filmes.

Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Ângela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos.

Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Diocélio Barbosa e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para crianças e bebês.

MaisPB

 

Leia Também