João Pessoa, 23 de fevereiro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LUTO

Morre tio de Rômulo e vice-governador cancela agenda do fim de semana

Comentários: 0
publicado em 23/02/2014 às 11h32

Morre tio de Rômulo Gouveia e vice-governador cancela agenda do fim de semana

Morreu neste sábado (22) o tio do vice-governador Rômulo Gouveia, o empresário Heleno Sabino de Farias. Heleno Sabino tinha 100 anos e se encontrava internado no Hospital João XXIII, na cidade de Campina Grande.

O velório está acontecendo no Campo Santo da Paz, localizado no Distrito Industrial de Campina Grande, e o enterro será realizado às 16 horas deste domingo (23), no mesmo local.

A Secretaria de Estado da Comunicação Institucional informa que em virtude do acontecido a agenda do vice-governador deste fim de semana nas cidades de Araçagi, Umbuzeiro e João Pessoa está cancelada.

Veja o artigo que o vice-governador fez em homenagem ao centenário do tio.

100 anos de uma vida digna de ser vivida.

Imagine ser nascido no ano de 1913… quando os carros eram raridades dignas de parar uma cidade. A luz elétrica começava a substituir os lampiões das ruas. Ter passado por duas grandes guerras mundiais, pela democracia incipiente da nova república no Brasil, depois por um golpe militar, uma ditadura, a redemocratização do país e tudo que somente uma vida lúcida de 100 anos pode testemunhar. Eu tentei imaginar tudo isso quando tive a honra de participar do aniversário de 100 anos de Heleno Sabino. Impressiona-me imaginar tudo o que ele tem visto ao longo destes anos. Não só esse homem notável viveu tudo isso, mas ele o fez com honradez, trabalho duro e um maravilhoso senso de dever que o mantém lúcido e ativo até os dias de hoje.

Heleno Sabino Farias é o caçula de uma grande família da qual sempre foi, e ainda é, um irmão exemplar para todos os familiares e amigos, aos quais sempre apoiou irrestritamente. Ao lado de seu irmão, Pedro Sabino, participou do momento do Ouro do Agave de Campina Grande, sendo um dos homens que contribuiu, significativamente, para a história do empreendedorismo da nossa cidade.

Foi justamente esse seu espírito guerreiro e empreendedor que o levou, por reconhecimento e mérito da sociedade campinense e paraibana, a ser diretor da FIEP e um atuante membro do Rotary Club, tudo marcado por sua personalidade firme e sincera e pautada numa conduta de muita simplicidade.

Mas, não foi só como membro destacado de nossa sociedade que nosso querido Heleno tem marcado sua vida. Ele construiu, ao longo desses 100 anos, seu maior e mais precioso patrimônio: uma grande e respeitada família junto com sua querida esposa, falecida no ano passado, Eurides Sabino.

É essa mesma família que o tem como um ícone que comemorou seu aniversário com muita alegria e contentamento. Afinal, nem todos nós temos o privilégio de conviver com alguém que há 100 anos vive uma vida digna de ser vivida.

Guardo vivamente em minha memória as muitas vezes que visitei meu tio-avô Heleno Sabino, na companhia de sua sobrinha, minha mãe Berenice Gouveia. Foi desde esse tempo que aprendi a admirar e respeitar o profissional, o homem de família e o ser humano que sempre nos recebeu e recebe com seu carinho incomum e com sua voz mansa e acolhedora.

Em sua vida, ele viu um mundo em transformação, mas em meio a tantas mudanças que o tempo nos traz, algo deve ser perene, permanente, por assim dizer, e suas virtudes são o exemplo disso. Ele foi, e ainda é, um homem que nasceu à frente de seu tempo, por isso me orgulho de ser seu sobrinho-neto. Tenho orgulho de conhecer um homem que viveu, e ainda vive, sua vida de forma luminosa, mantendo seus valores e sendo um exemplo e um esteio para todos nós.

 

Assessoria de Rômulo 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas